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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gabriel Felipe Cristofolini
Título: Framework para replicação de dados em dispositivos móveis
 
Conclusão:
Os objetivos deste trabalho foram atingidos com sucesso. O framework possui uma
lógica para manutenção dos estados globais das bases de dados de um sistema distribuído,
fornecendo um conjunto de métodos que facilitam a replicação de dados entre os dispositivos
envolvidos. Fornece uma estrutura para um modelo multi-master aliado a uma topologia em
estrela. Foi desenvolvido um aplicativo de teste para demonstrar que estas funcionalidades
estão de acordo com a especificação.
O framework permite que sejam replicadas operações de um nó cliente para um nó
servidor e que as operações replicadas do nó servidor sejam replicadas para todos os nós
clientes. Isso faz com que as bases envolvidas no processo convirjam para um estado de
sincronia global, apesar de em um certo momento, nem todas as bases apresentarem os
mesmos valores.
O algoritmo para a manutenção do estado global das bases, ou seja, o algoritmo que
detecta os possíveis conflitos que irão fazer com que a bases de dados não possam ser
replicadas adequadamente age no nó central. Caso algum conflito seja detectado, cabe ao
aplicativo cliente resolver o conflito e reenviar o comando para o servidor.
A topologia multi-master em estrela foi implementada de forma que os dispositivos
que estão nas pontas se conectem a um webservice que está no nó central. Isto foi
demonstrado através da criação de uma aplicação cliente que envolve um aplicativo cliente
instalado em um dispositivo Android e um nó central que utiliza o framework para a
implementação de um webservice. A velocidade de processamento foi considerada aceitável
em testes locais, utilizando apenas o algoritmo sem considerar questões de influência de
rede. O processamento do servidor chegou a 407 operações por minuto, utilizando objetos da
classe exemplo pessoa. A máquina utilizada para testes foi um notebook Dell com 8
gigabytes de memória RAM e processador intel i7.
Para a comunicação entre os dispositivos foi utilizada a tecnologia de webservice
SOAP. Essa camada trata-se de um meio intermediário para a comunicação com o servidor,
haja vista que para que a lógica do framework funcione é necessário apenas que exista um
meio de comunicação para a transmissão dos objetos JSON.
Conforme as pesquisas realizadas, a replicação e sincronia de dispositivos móveis é um
trabalho que envolve diversas técnicas, métodos e algoritmos. Neste framework foi utilizado
um algoritmo positivo no qual conflitos detectados são reportados para quem os gerou. O framework abstrai para o desenvolvedor uma série de validações e métodos de forma a deixar
para ele apenas a implementação do método para resolver os conflitos detectados pela camada
servidor.