Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Mayra Zanchett Manchein
Título: PROTÓTIPO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA CONTROLE E ALERTA DE DESASTRES NATURAIS
 
Conclusão:
Com o avanço desordenado das cidades e o aquecimento global, tem se tornado frequente a ocorrência de catástrofes climáticas que acabam ocasionando grandes transtornos à economia e a sociedade na região. A região do Vale do Itajaí, por si só, é prova disto.
A criação de ferramentas que ajudam a prever o nível das cheias torna-se importante, uma vez que com certa antecedência, a população pode ser avisada sobre o evento e pode tomar medidas para que seu patrimônio humano e físico seja preservado ou que sofra o menor impacto possível. O CEOPS é um exemplo disto, pois ele auxilia a toda a região do Vale do Itajaí em relação às enchentes, conseguindo alertar as pessoas antecipadamente para que se possam evitar maiores desastres.
Com o intuito de proporcionar uma alternativa a mais sobre tais questões, o sistema desenvolvido tem como objetivo simular situações, funcionando como uma ferramenta para previsão de enchentes e escorregamentos, onde foi possível a construção das bases de conhecimento de enchentes e escorregamentos através de regras de produção.
Foi desenvolvido na linguagem Java integrado com a ferramenta JEOPS, responsável pela construção da base de conhecimento e inferência das regras. Para a representação do conhecimento, as regras de produção mostraram-se adequadas para a ferramenta, permitindo representar o conhecimento de forma clara e simples com o auxílio do JEOPS (FIGUEIRA, 2000, p. 114).
De modo geral, este trabalho proporcionou aprendizado tanto na análise do problema em questão como no desenvolvimento da solução, permitindo aplicar os conteúdos adquiridos no decorrer do curso para resolver um problema real onde para Blumenau é uma necessidade, pois enchentes ocorrem com frequencia. Contudo, o protótipo elaborado corresponde satisfatoriamente aos objetivos propostos, onde foi possível a construção das bases de conhecimento para criação das regras e os testes realizados mostraram-se adequados conforme questionário aplicado na sessão 3.5. Além disso, a ferramenta poderá ser integrada ao CEOPS, para operar em situações de eventos climáticos adversos.