Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): André Luiz Nunes
Título: PROTÓTIPO DE SISTEMA DE CONSULTAS UTILIZANDO A LINGUAGEM SPARQL
 
Conclusão:
Há alguns anos, a web semântica tratava-se apenas de um projeto de pesquisa. Nos dias atuais, sua infraestrutura está significativamente avançada e está sendo utilizada por universidades e governos em todo o mundo. Este trabalho apresentou a linguagem que será a chave para a web semântica e como os mecanismos de busca farão uso dela. Mesmo com uma forma de busca considerada limitada, foi possível exibir a estrutura dos relacionamentos de forma gráfica, um dos principais objetivos do trabalho.
No que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho percebeu-se que, apesar de a infraestrutura estar de certa forma estabilizada, ainda não há disponibilidade de ferramentas estáveis e completas para sua utilização. Esta dificuldade foi identificada principalmente na fase de tratamento dos resultados obtidos através das consultas e até na própria submissão destas consultas. Alguns frontends aceitavam certos comandos SPARQL e outros não aceitavam os mesmos comandos. Ainda nesta fase, notou-se que os retornos obtidos pelos frontends também não estavam padronizados. Considerando este cenário, seria necessário construir uma ferramenta que iria além do proposto neste trabalho e que necessitaria de muito mais tempo hábil para implementação. Não havendo tempo hábil para tal implementação, optou-se pela utilização da ferramenta Jena, que possui vários parsers implementados. Desta forma, o foco nos objetivos foi mantido.
Mesmo com as dificuldades encontradas, foi possível atingir os objetivos estipulados, ainda que de forma mais simples do que se esperava. Foi desenvolvida uma ferramenta que permite efetuar pesquisas na infraestrutura da web semântica na internet, tanto utilizando a linguagem SPARQL como utilizando texto livre. Outro importante objetivo implementado foi a exibição do linked data do resultado obtido. Este grafo mostra para o usuário final grande parte dos relacionamentos que o recurso encontrado com a pesquisa possui.
Quanto às ferramentas adotadas no desenvolvimento, destaca-se o Jena. Embora ainda haja algumas limitações na manipulação das informações obtidas e na forma de submeter consultas, esta ferramenta é provavelmente uma das mais estáveis e completas para desenvolvimento voltado a web semântica utilizando Java. O framework JUNG também foi de grande ajuda no desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao grafo com o linked data. Este framework facilitou muito o trabalho de construção do grafo, visto que já possui as classes necessárias para tal.