Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Guilherme C. Goll
Título: Protótipo para Informatização de Controle de Estacionamento em Área Azul no Município de Blumenau-SC
 
Conclusão:
Ao término do desenvolvimento todos os objetivos propostos do trabalho foram alcançados. Isto significa que o protótipo desenvolvido atende às necessidades básicas da forma de trabalho e atuação da Área Azul no município de Blumenau.
O grande diferencial do trabalho em questão é o uso da plataforma móvel Android. Desta forma, a sociedade em geral ganha, pois tem a possibilidade de utilizar seu dispositivo móvel “sem sair do lugar” para efetuar uma tarefa que antes demandava conhecimento, para saber onde adquirir os talões da Área Azul, e tempo, para enfrentar o caixa, muitas vezes com fila.
Quem ganha também, a longo prazo, é o meio-ambiente, pois o uso de papel (dos talões de estacionamento) torna-se dispensável. Com isto, o usuário da Área Azul pode efetuar todos os procedimentos necessários para registro de estacionamento, através de seu aparelho, sem a necessidade de deslocar-se a outros pontos e correr o risco de ser notificado.
Os monitores disfrutam de flexibilidade semelhante, já que podem consultar os registros de estacionamento através de seu aparelho e também emitir as notificações.
Os operadores podem efetuar a manutenção dos pontos de estacionamento – inclusão, ativação, inativação e consulta – através de uma interface simples e objetiva. Para facilitar (e garantir) o local onde um ponto está sendo inserido, o operador pode utilizar o mapa embarcado na parte web para levantar as coordenadas geográficas exatas.
O desenvolvimento de um protótipo de sistema de informação que atue em uma área pública (estacionamento em locais públicos, por exemplo) exige uma profunda avaliação das funcionalidades e flexibilidades que deve-se alcançar.
Saber integrar as ferramentas e tecnologias para proporcionar uma boa usabilidade é fruto de (muitas) horas de análise e dezenas de rascunhos com o desenho do processo. A curva de aprendizado obtida durante as mais de 400 horas de trabalho mostrou-se bastante elevada e o autor precisou mudar seu paradigma de desenvolvimento para enquadrar-se nas diferentes plataformas envolvidas (servidor, cliente móvel, cliente web) inúmeras vezes.
A falta de experiência com o desenvolvimento em um contexto geral dificultou e comprometeu a produtividade da etapa de codificação e exigiu mudanças de última hora que afetaram outras partes do projeto, como a realização de testes e a edição da monografia.
A cada dia novos obstáculos apareceram e mostraram-se reveladores, pois sempre que transpostos aumentaram a força de vontade para conclusão do trabalho. Quando não puderam ser transpostos e nem mesmo contornados, exigiram a reanálise e até reestruturação da forma construtiva, exigindo nova pesquisa e aprendizado de tecnologias.
Por fim, o desenvolvimento deste trabalhou proporcionou ao autor exponencial crescimento no conhecimento de tecnologias disponíveis no mercado e a correta aplicação das mesmas, e também aguçou o senso crítico sobre os requisitos que um negócio precisa atingir, antes de se discutir plataformas e tecnologias.