Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Shaiane Mafra Casa
Título: Protótipo de Aplicação para o Problema de Roteamento de Veículos em Dispositivos Móveis na Plataforma Android
 
Conclusão:
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para smartphone, para validar a funcionalidade de planejamento de rotas para entregas terrestres na malha viária da cidade de Blumenau.
Para o desenvolvimento do aplicativo buscou-se encontrar uma solução para o problema do PRV, utilizando o algoritmo de Dijkstra.
Os testes foram realizados no smartphone utilizando o protótipo e o Google Maps, e conclui-se que quando os endereços são inseridos na ordem o Google Maps apresenta uma rota com menor caminho, mas quando os endereços são inseridos em uma ordem aleatória o aplicativo procura pelo menor caminho entre todos os endereços, já o Google Maps não o faz e mostra a sequência com que o usuário incluiu.
O aplicativo foi desenvolvido para Android, visando a simplicidade ao realizar as operações e oferecer uma boa relação custo-benefício para o usuário, pois um simples e acessível smartphone que tenha o SO Android pode executar o aplicativo.
Uma das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento é o emulador Android, que se apresenta com baixo desempenho quando comparado com a execução no dispositivo, elevando assim o tempo de desenvolvimento e dos testes.
Foram encontradas outras dificuldades durante a implementação deste aplicativo que demandaram muita pesquisa, como o desenvolvimento do grafo com o algoritmo de Dijkstra em lingugem Java pois todo o projeto foi desenvolvido em Genexus para Ruby, e precisava encontrar uma forma de uma biblioteca gerada em java, funcionar dentro do projeto em Ruby.
A API do Google em Genexus é bem limitada, por este motivo foi preciso desenvolver objetos externos para ter a possibilidade de executar certos comandos que a API do Google disponibiliza e o Genexus não.
Um dos desafios no desenvolvimento deste aplicativo foi a realização da importação da base de dados de endereços, pois foi necessário reestruturar toda a geração dos arquivos, buscando um formato que atendesse à especificação, bem como a transferência dos arquivos entre o dispositivo e o servidor, sendo que os arquivos são inseridos, alterados e removidos utilizando Web Services. Outro desafio foi fazer a aplicação funcionar e apresentar a rota e o mapa na tela do smartphone, pois a ferramenta Genexus não disponibiliza uma função para apresentar mapas, tendo esta que ser construída separadamente.