Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcelo da Mata Oliveira
Título: Visualizador Volumétrico de Imagens DICOM para IOS
 
Conclusão:
Neste trabalho apresentou-se o desenvolvimento de um aplicação de visualização volumétrica de imagens DICOM para a plataforma iOS. Os resultados dos testes realizados mostram que o aplicativo atende aos objetivos propostos.
Este trabalho possui uma contribuição importante com o desenvolvimento, mesmo que parcial, de uma biblioteca para leitura de arquivos DICOM para iOS. O que torna este ponto mais relevante é o fato de não ter sido possível adaptar nenhuma biblioteca disponível em C/C++ e em Objective-C para iOS, sendo que esta adaptação poderia levar um tempo muito elevado e posteriormente não ter sucesso.
O volume gerado para a visualização foi obtido pela organização das fatias no espaço 3D, utilizando-se as imagens como textura em cada fatia. Por um lado, este fato permite o fatiamento do volume, ou seja, na visualização volumétrica permite-se fazer o fatiamento do volume em uma direção a cada vez. Mas, como não foi implementado o ray casting, não é possível visualizar elementos internos e nem separar a visualização por elementos. Por exemplo, não é possível visualizar somente os ossos do paciente.
Como o volume foi formado por um conjunto de fatias e cada fatia encontra-se a uma determinada distância das outras, então em determinadas posições da visualização é possível observar estes espaços. Na geração das imagens nas duas direções não existentes no exame corrente, o resultado foi semelhante ao InVesalius, onde a qualidade das imagens geradas também depende da quantidade de imagens no exame original.
Um desafio no início do desenvolvimento do trabalho foi a linguagem Objective-C. Esta linguagem é obrigatória no desenvolvimento de aplicativos para esta plataforma. Foi bom para o aprofundamento nesta linguagem e plataforma.