Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Douglas Ruskowski Haase
Título: Geração de Código para a Máquina Virtual de Rótulos
 
Conclusão:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente capaz de converter duas linguagens, LAN e LIT, para LIR. Com isso foi atingido o principal objetivo.
A utilização da ferramenta GALS para a construção dos analisadores léxico e sintático foi de suma importância para o desenvolvimento, pois ela gerou todas as classes para estes analisadores, facilitando o desenvolvimento do compilador para a LAN e LIT.
Para a implementação deste ambiente foi necessário um estudo detalhado da ferramenta desenvolvida por Silva (2004) para correta utilização das macros criadas pela mesma e sua sintaxe. Também foram objetos de estudo os programas monolíticos e iterativos e suas propriedades. Com estes estudos foi criada ainda uma representação alternativa para os programas iterativos em forma de tabela, o que facilita a tradução para programas monolíticos.
Com duas linguagens disponíveis para escrita de programas e demonstração da sua conversão para LIR, o presente trabalho comprova na prática a utilização da MVR proposta em Silva (2003). Ficou clara a possibilidade de representar linguagens de alto nível e iterativas em uma representação de baixo nível, no caso, a LIR.
Este trabalho poderá ser utilizado na disciplina de Teoria da Computação da FURB. Ele demonstra na prática a conversão de programas e possibilita o ensino dos conceitos associados as linguagens fonte e o código objeto LIR. O ambiente apresenta limitações, como trabalhar apenas com números naturais e dispor de apenas um comando de repetição para a LAN. Entretanto, são disponibilizadas duas linguagens para programação com a ferramenta, o que pode facilitar a prática e aprendizado para conversão em programas monolíticos.