Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Bruno Kewitz Demarchi
Título: Aplicativo Android baseado em Realidade Aumentada para Recomendações de Locais
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um aplicativo móvel para a plataforma Android que busca juntar a interatividade e utilidade de uma rede social específica para recomendações de locais com a naturalidade e facilidade de uso de um software de RA, utilizando diversos recursos dos dispositivos móveis, tais como câmera, bússola e GPS. A aplicação fornece uma forma de conhecer novos lugares baseado na opinião de outras pessoas que potencialmente fazem parte da rede social do usuário. Esta rede social é formada através de uma lista de amigos que pode ser mantida pelo usuário. Também é possível cadastrar novos lugares e recomendar positiva ou negativamente locais que já fazem parte do banco de dados do sistema.
O presente trabalho demonstra o desenvolvimento na plataforma Android utilizando diversos recursos disponíveis, como a API para acesso aos sensores dos dispositivos móveis e a biblioteca OpenGL ES para renderização de gráficos. No caso da biblioteca OpenGL ES, optou-se pela versão 1.0 pelo fato de a produtividade com a versão 2.0 não estar sendo alta e de que não há um grande nível de detalhamento dos gráficos renderizados na RA.
Esta aplicação foi desenvolvida buscando a melhor interação do usuário com a aplicação. Para tal foram implementadas integrações com os serviços do Google Maps para busca de endereços baseados em posições geográficas. Também houve o cuidado de apresentar uma mensagem de progresso durante e execução de tarefas que podem ser mais demoradas. Além disso, foram adotadas estratégias como paginação de itens em listas e carregamento assíncrono das imagens do sistema. Por último, foi implementada a tela de RA para visualização dos locais recomendados.
Neste trabalho adotou-se o uso de uma arquitetura cliente-servidor, sendo que no servidor foram disponibilizados serviços REST retornando dados em JSON. Este serviços são acessados através de requisições HTTP. Tal arquitetura mostrou-se bastante adequada ao sistema proposto visto que a quantidade de dados trafegados em serviços REST é bastante reduzida já que possui poucos dados de controle. Além disso, os serviços centralizam as regras de negócio do sistema e poderiam ser reaproveitados em aplicações para outras plataformas como iOS e Windows Phone, ou até mesmo em um site para acesso em computadores convencionais.
Por fim, a utilização das bibliotecas RestEasy para geração e consumo de serviços REST se mostrou bastante produtiva, permitindo o foco no desenvolvimento dos serviços e da aplicação Android.