Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Mateus Junior Cassaniga
Título: MJ3D-Portais - Biblioteca de Algoritmos de Portais para a Plataforma IOS
 
Conclusão:
O trabalho aqui apresentado discorre sobre o desenvolvimento de uma biblioteca de algoritmos de portais para a plataforma iOS. O estudo das técnicas e algoritmos de visibilidade possibilitou um melhor entendimento de como funcionam estas técnicas. Foi este estudo que possibilitou o entendimento do algoritmo de portais e contribuiu com o desenvolvimento deste trabalho, atendendo um dos objetivos iniciais.
Outro objetivo atendido refere-se à utilização de cenários 3D. Para que este objetivo fosse atendido, foi necessário obter conhecimento na linguagem de programação Objective-C e da biblioteca gráfica OPENGL ES, a fim de utilizar e modificar a biblioteca desenvolvida por Imianowsky (2013), resultando na possibilidade de utilização de cenários em 3D pela biblioteca. O estudo da linguagem de programação Objective-C ajudou também na conversão e criação das várias classes que compõe a biblioteca.
A utilização da biblioteca de Pandini (2012) como referência para a criação de uma biblioteca para a plataforma iOS, mostrou ser um ponto positivo tendo sido utilizada como referência em grande parte do desenvolvimento deste trabalho. A técnica empregada por Pandini (2012) para verificar se um ponto estava contido em um triângulo foi utilizada como base para a busca de novas técnicas que resolvessem esse problema. A nova técnica encontrada mostrou ter um desempenho superior à desenvolvida por Pandini (2012).
Durante o desenvolvimento da biblioteca, encontraram-se alguns problemas na conversão da biblioteca, sendo necessário encontrar outras soluções para resolver o mesmo problema.
A biblioteca desenvolvida apresentou algumas limitações, como por exemplo a obrigatoriedade na utilização da ferramenta de modelagem Blender na criação dos mapas. Além da limitação na criação dos mapas, a biblioteca apresentou uma limitação na quantidade de portais (que apontam para a mesma sala) vistos pelo observador. Em locais do mapa onde mais de um portal que apontam para a mesma sala são vistos, a biblioteca não mostrou-se capaz de reconhecer todos os pontos de interesse que estavam no campo de visão do observador. Entretanto, como situações iguais a essa não são comuns, a biblioteca mostrou ter resultados que permitissem atingir os objetivos propostos.