Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Paulo Alberto Bugmann
Título: Ferramenta Web para Modelagem Lógica em Projetos de Bancos de Dados Relacionais
 
Conclusão:
Ao fim deste trabalho pode-se concluir que os objetivos iniciais foram alcançados. O aplicativo web desenvolvido permite que um banco de dados relacional seja modelado, inclusive através de diagramas, de forma independente do SGBD onde será criado (Oracle, MSSqlServer, Mysql, PostgreSql, Firebird). Os tipos de dados para estas colunas são próprias do sistema e não nativas de algum SGBD específico e com a possibilidade se conectar a um banco de dados Mysql e realizar a importação de suas tabelas, relacionamentos e índices, desempenhando assim a funcionalidade de engenharia reversa de modelo de SGBD. Essa independência de algum SGBD específico pode ser considerada importante principalmente porque diversas linguagens de programação, como C# e Java, por exemplo, permitem a geração de programas cujo código-fonte é totalmente compatível com vários SGBDs relacionais. Não é necessária uma preocupação com o SGBD que será utilizado posteriormente e, com a ferramenta desenvolvida neste trabalho, também é possível criar o modelo do banco de dados sem esta preocupação.
Com relação à funcionalidade de engenharia reversa de modelo de SGBD, é possível obter a estrutura, modelo, relacionamentos e índices de um banco da dados Mysql, podendo inclusive gerar automaticamente um diagrama contendo as informações coletadas neste banco de dados.
As vantagens para os usuários do software desenvolvido em relação a outras ferramentas CASE são várias. Em primeiro lugar, trata-se de um aplicativo web que utiliza um banco de dados, ao invés de ser uma aplicação desktop onde os modelos são salvos em arquivos binários. Com isso, além de uma maior segurança no armazenamento dos modelos, também é facilitado o acesso de inúmeros usuários ao mesmo projeto, pois todos podem acessá-lo a qualquer hora e de qualquer lugar e trabalhar simultaneamente no mesmo, sem a necessidade de, por exemplo, possuir uma rede compartilhada para disponibilizar o arquivo binário para os usuários envolvidos. Por outro lado o software possui uma pequena limitação, pois não impede que dois ou mais usuários alterem os dados de um mesmo objeto dentro da mesma versão de um projeto, o que pode gerar alguns problemas.
Ainda com relação aos usuários, o software permite, além do cadastro destes, o relacionamento entre projetos e usuários, ou seja, a definição dos analistas que poderão acessar cada projeto, lembrando que o acesso ao sistema só é possível mediante informação de senha.
Outra vantagem deste software é o controle das versões dos projetos, com a possibilidade de se gerar scripts de criação e atualização de bases de dados para os SGBD Oracle, MSSqlServer, Mysql, PostgreSql e Firebird, estes sendo os mais comuns SGBD relacionais do mercado atualmente. Também podendo utilizar engenharia reversa com a funcionalidade de importação de modelo de tabelas, relacionamentos e índices do SGBD Mysql, possibilitando a criação de uma documentação inicial a partir do modelo do banco de dados. Outra funcionalidade é o cadastro de índices para os SGBD, que são utilizados para a otimização de consultas a um banco de dados.
Ainda com relação às vantagens, o software permite que os usuários do sistema tenham maior controle do projeto, desenvolvendo os diagramas de casos de uso, de classes e atividades, sendo estes dois integrantes dos diagramas mais comuns da UML.
Quanto ao mercado para utilização da ferramenta desenvolvida, percebeu-se que além dos fins comerciais (empresas desenvolvedoras de software) a mesma pode ser utilizada para fins didáticos, em especial em disciplinas que visam prover conhecimentos básicos a cerca de bancos de dados relacionas, projeto de bancos de dados e modelagem de sistemas.