Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jean Victor Zunino
Título: Sistema para Automatizar o Monitoramento de Roteadores de um Provedor de Acesso
 
Conclusão:
O desenvolvimento do sistema foi voltado para o monitoramento da RouterBoard, com objetivo de automatizar o processo de monitoramento das propriedades voltage e overall-tx-ccq, encontradas, respectivamente, nas mensagens system health print e interface wireless monitor e criar uma tela amigável para o monitoramento.
Os objetivos principais deste trabalho foram alcançados. Foi construído um sistema web que possui uma interface amigável para o monitoramento, permitindo monitorar mais de um roteador por vez. O servidor possui um processo que é responsável por estabelecer comunicação com os roteadores cadastrados e monitorá-los, mantendo o status atual em memória e gerando alarmes quando identifica que o valor de algum parâmetro é inválido. O servidor também possui outro processo responsável por buscar os alarmes que foram gerados por causa de um parâmetro inválido e enviá-los para as pessoas responsáveis pelo monitoramento.
Os requisitos mencionados na seção 13.1 foram todos atendidos. O requisito descrito no item h da seção 13.1 precisou ser alterado durante a implementação pois percebeu-se que seu detalhamento estava incorreto, conforme já mencionado na seção 3.3.14.
Apesar deste trabalho não contribuir com nenhuma inovação na área de gerência de redes, ele produziu um sistema de monitoramento que pode ser utilizado em provedores de acesso a internet via rádio que utilizem RouterBoard. Além disso, o sistema possui capacidade de crescimento, não só para o monitoramento da RouterBoard, mas também para qualquer equipamento que suporte o acesso pelo terminal virtual telnet.
Os testes em campo apresentados na seção 3.4.2, mostraram que o sistema facilita o monitoramento dos roteadores da Mikrotik. Mas também mostrou que para o bom funcionamento do sistema seria necessário utilizar todas as RouterBoards com o mesmo modelo e atualizar o RouterOS de cada RouterBoard. O usuário Cesar reconheceu que o monitoramento de seus equipamentos com o sistema desenvolvido neste trabalho é mais rápido do que o monitoramento realizado com os trabalhos correlatos, ele não precisa fazer login em cada RouterBoard e consegue visualizar o status de todos os equipamentos em apenas um tela.
O framework Adobe Flex contribuiu para a criação das telas do sistema de maneira rápida e produtiva.