Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ronaldo Rother
Título: Sistema para Automatização Residencial controlado por Comando de Voz
 
Conclusão:
Este trabalho mostrou ser possível a integração de múltiplas tecnologias, em ambientes e plataformas diferentes, para composição de um sistema que possa ser portado e estendido com relativa facilidade. É provável que o número de usuários de sistemas de automação residencial continue crescendo nos próximos anos, fazendo com que este mercado também cresça e exija soluções de software cada vez mais flexíveis.
Em relação às técnicas de reconhecimento de fala, a pesquisa realizada enfrentou dificuldades na seleção de uma ferramenta de software livre para esta finalidade, pois, para conferir maior portabilidade ao sistema, foi valorizado o critério da independência de plataforma. Neste ponto, o framework Sphinx destacou-se por ser totalmente implementado em Java, multi plataforma, de utilização relativamente simples e de código fonte aberto. O principal ponto negativo é a escassez de modelos acústicos no idioma brasileiro que sejam adequados para reconhecimento de múltiplos indivíduos e de redistribuição livre, o que refletiu no desempenho do sistema desenvolvido no que diz respeito ao reconhecimento de fala.
A tecnologia JSF 2.0 provou ser uma muito amigável em relação ao seu aprendizado e fornecer uma abstração de alguns aspectos da programação em ambiente web que simplificam a rotina do programador. O uso de AJAX integrado foi uma melhoria significativa em relação à versão anterior do framework.
O HTML5, principalmente no que compete ao elemento canvas, utilizado neste sistema, mostrou-se adequado para a composição de interfaces ricas e animações em uma página web, eliminando a necessidade de extensões adicionais no navegador.
O principal obstáculo encontrado foi a eficiência do sistema de reconhecimento de fala, que apresentou desempenho muito aquém do esperado devido a pouca disponibilidade de recursos para o idioma português. Insto se refletiu na incapacidade do sistema de efetuar o reconhecimento com precisão suficiente para compor comandos. Devido a esta limitação não foi possível tornar operacional a funcionalidade de reconhecimento de fala.