Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luciano Lingnau
Título: Monitoramento de Servidores e Dispositivos de Rede utilizando SNMP
 
Conclusão:
O objetivo proposto no inicio do desenvolvimento deste trabalho foi atendidos, assim como os objetivos específicos.
Foi possível coletar os dados de desempenho da MIB-II de dispositivos inter-conectados em uma rede TCP/IP, além de ser possível ainda criar uma interface simples com um passo a passo para adicionar novos monitoramentos ao sistema.
A partir dos dados coletados e armazenados no banco de dados foi possível gerar gráficos de diferentes intervalos de tempo e apresentar esses gráficos ao usuário, apresentando o tempo e valor de cada média do espaço amostral.
O sistema tem um controle de usuários para permitir que somente usuários autorizados acessem o sistema, uma vez dentro do sistema o administrador pode definir a quais dispositivos monitorados aquele usuário tem acesso através de uma matriz de acesso.
O sistema também gera alertas por correio eletrônico quando ocorrem leituras superiores ou inferiores a um valor determinado pelo operador a fim de notificá-los quando por exemplo o armazenamento de um volume estiver chegando perto do fim ou o uso de uma interface de rede estiver acima de um patamar normal.
As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho foram mais do que adequadas. A extensão SNMP do PHP funciona muito bem apesar de a documentação ser relativamente escassa. O SGBD MySQL mais do que atendeu as necessidades de recuperação e armazenamento de dados e o servidor web Apache é mais do que capaz de servir às páginas e processar os scripts PHP que geram as páginas. O maior desafio do trabalho foi em relação a compreender o funcionamento do SNMP e entender a lógica das estruturas de dados, pois a documentação a respeito não é muito amigável, por isso uma ferramenta como o AdRem NetCrunch foi de grande ajuda no desenvolvimento pois permitia navegar diretamente na MIB e observar quais valores precisavam ser lidos, além de exibir o OID referente à aquele valor.
O sistema infelizmente tem algumas limitações que são claras e precisam ser documentadas. Atualmente o sistema só coleta dados utilizando o protocolo SNMP V2, não sendo compatível com o protocolo SNMP v1 que foi depreciado pelo SNMP v2 ou com o SNMP v3 que ainda tornar-se-á um padrão de mercado. O sistema também não permite criar mais de um limiar por sensor, para casos onde o operador gostaria de ter dois limiares, um de “aviso” e outro de “nível crítico”. Outra grande limitação do sistema que não foi resolvida durante o desenvolvimento é o endereçamento dinâmico das interfaces de rede. Em alguns sistemas quando o sistema é reiniciado ou a interface de rede é desligada e re-ligada perde-se o endereço da instância daquela interface pois o número do índice é dinâmico. Atualmente nesse caso é necessário alterar manualmente a instância na configuração do sensor. Alguns sistemas como roteadores da Cisco que executam o iOS podem ser configurados para utilizar um valor de índice permanente para que o NMS não precise resolver esse tipo de situação (CISCO, 2003).