Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Peter Antony Rausch
Título: Protótipo de Ferramenta de Consulta de Informações Baseadas em Ontologias
 
Conclusão:
Se por um lado a web semântica aparece com o objetivo de fazer os computadores entenderem o significado das informações contidas na internet, por outro, sem o Processamento de Linguagem Natural esta tarefa não será fácil. As pesquisas na área de web semântica vêm crescendo, tanto para formar ontologias a partir dos dados já existentes na internet, como para buscar informações em ontologias criadas. Assim, o trabalho aqui apresentado traz uma possível solução para o problema, pois trata-se do desenvolvimento de uma ferramenta de consulta de informações em bases de dados de ontologias, tanto em linguagem SPARQL, como através de perguntas na língua portuguesa.
Quanto ao desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que há uma dificuldade em formalizar a linguagem natural de forma determinística, principalmente se tratando da língua portuguesa. Esta dificuldade acabou limitando a gramática, que não aceita todas as formas possíveis de perguntas do idioma. A criação das ontologias também possui restrições: as propriedades devem ser verbos da língua portuguesa e as classes e indivíduos devem estar na sua forma singular.
Contudo, o presente trabalho superou as expectativas inicialmente propostas. Foi desenvolvida uma ferramenta onde a partir de perguntas na língua portuguesa é possível obter respostas e extrair conhecimento de uma base de dados de ontolgoias. Os objetivos foram atingidos e apesar das restrições citadas, foram superados com a possibilidade de realizar consultas em linguagem natural em mais de um domínio de ontologias. Fato comprovado e testado com três diferentes domínios de ontologias.
As tecnologias e ferramentas utilizadas mostraram-se eficazes e tornaram mais ágil o processo de desenvolvimento do protótipo. A ferramenta GALS norteou o desenvolvimento da gramática. Apesar da sintaxe de Java e C# serem parecidas, as linguagens possuem conceitos diferentes, necessitando de conhecimentos específicos para a migração do código gerado em Java pelo GALS. Enquanto isto, o Entity Framework dispensou a criação manual do banco de dados e facilitou muito a manipulação de listas. A biblioteca dotNetRDF se mostrou simples e robusta para se trabalhar com a web semântica e suas linguagens OWL e SPARQL.