Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fábio Isensee
Título: Edição Gráfica de Fluxos de Trabalho baseada em BPMN com Executor Baseado em Soa para Máquinas de Workflow
 
Conclusão:
A otimização e automatização dos processos de negócio são necessidades que vêm crescendo nas empresas à medida que a informática evolui e o mercado se torna mais competitivo. A modelagem destes processos auxilia a defini-los, a encontrar possíveis falhas e, consequentemente, a otimizá-los. A utilização de uma notação de fácil compreensão como a BPMN é importante para facilitar o entendimento do processo por parte dos envolvidos. Porém, pô-lo em prática ainda é muito suscetível a erros humanos. A utilização de máquinas de workflow minimiza estes erros e auxilia a otimizar ainda mais os processos através da automatização.
O desenvolvimento de uma ferramenta que possibilita automatizar os processos de negócio diretamente sobre sua modelagem mostrou-se funcional e atingiu todos os objetivos previamente formulados. O aumento na produtividade foi alcançado ao eliminar a necessidade da utilização de uma linguagem intermediária para realizar a automatização. Este aumento fica ainda mais evidente quando é necessário fazer uma modificação no processo, onde basta editar o seu modelo e disponibilizá-lo para utilização. A aplicação dos conceitos de SOA no desenvolvimento da extensão de comunicação via web services diminui o custo da automatização dos processos, pois possibilita total reaproveitamento de informações e regras de negócio existentes em sistemas que as disponibilizam na forma de web services, fazendo com que elas não tenham que ser duplicadas ou reimplementadas dentro da ferramenta ou do modelo do processo. Por se basear em tecnologias básicas e bem difundidas como HTTP e XML, a utilização do protocolo SOAP possibilita que até mesmo sistemas que não foram projetados para esta finalidade possam disponibilizar serviços e também consumir os serviços disponibilizados pelo executor de processos, independente de plataforma ou linguagem de programação. Ao disponibilizar suas funcionalidades como serviços, os sistemas tendem a abstrair a lógica de funcionamento interna, possibilitando que cada serviço seja reutilizado individualmente em diferentes contextos.
Uma grande vantagem da automatização dos processos de negócio é a facilidade de identificar pontos críticos do processo. Através de recursos de monitoramento e geração de estatísticas pode-se, por exemplo, identificar e eliminar pontos de gargalo do processo, o que auxilia a tomada de ações de melhoria. Já pensando no desenvolvimento de recursos de monitoramento, o editor desta ferramenta foi desenvolvido para facilitar o reaproveitamento das rotinas de renderização dos elementos da BPMN na implementação dos recursos de monitoramento e administração, independente de estes recursos utilizarem uma arquitetura web ou cliente-servidor.
Como a BPMN é uma notação abrangente, consequentemente ela é muito extensa. Devido a isto, este trabalho e a ferramenta desenvolvida não contemplam todos os elementos da notação.