Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Vandir Fernando Rezende
Título: Análise Comparativa de Produtividade entre Groovy e Java, aplicado no Desenvolvimento Web
 
Conclusão:
Ao iniciar um projeto com o intuito de desenvolver um software voltado para web, uma das questões a serem estabelecidas é: qual linguagem de programação utilizar? Pois esta decisão irá influenciar muitos fatores, dentre eles, a produtividade no desenvolvimento.
Com o objetivo de auxiliar esta tomada de decisão, foi desenvolvida uma análise comparativa de produtividade entre Groovy e Java, iniciando-se pela definição de critérios de avaliação baseados na norma NBR-13596, que estabelece os itens a serem considerados durante o desenvolvimento de um software. Apesar desta norma não ser voltada à avaliação de linguagens de programação, ela foi importante para direcionar as características a serem observadas nas linguagens.
Estabelecidos os critérios da avaliação, estes foram correlacionados com as principais características das linguagens de programação, visando poder quantificá-las para posteriormente compará-las. Assim, notaram-se dois grupos distintos de características, denominados de “estáticos” e “dinâmicos”, onde os estáticos foram avaliados através de um questionário produzido pelo o autor e os dinâmicos pelo desenvolvimento de um aplicativo estudo de caso.
Ao término do desenvolvimento do estudo de caso em ambas as linguagens, foi possível extrair algumas conclusões, tais como:
a) Groovy através de seu framework para web (Grails) é 35% mais produtivo que Java/jCompany;
b) Java é aproximadamente 10% mais veloz no processamento das páginas web;
c) Java consome menos de 50% da memória utilizada pelo Groovy, para executar os mesmos casos de uso;
d) Groovy aloca cerca de 2500 classes a mais que Java.
Estes foram os principais resultados das características “dinâmicas”. Quanto às “estáticas” foi possível concluir que a linguagem Groovy se destaca no item produtividade, pois a mesma conta com características marcantes como: expressividade, abstração e capacidade de escrita. Percebe-se claramente que Groovy foi projetada para ser uma linguagem de desenvolvimento ágil, pois conta com inúmeras facilidades e abstrações. Em contrapartida, ao avaliar a linguagem Java notou-se uma linguagem mais madura em relação ao Groovy, onde características como ortogonalidade, legibilidade e confiabilidade destacam o quão Java é estabelecido.
Portanto, tendo os resultados da análise comparativa, resta aos arquitetos e/ou projetistas decidirem por uma linguagem mais produtiva (Groovy) ou uma linguagem com mais performance (Java).