Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Andre Luiz Lehmann
Título: Canal Seguro de Comunicação Voip na Plataforma Android
 
Conclusão:
A segurança das informações trafegadas é um assunto de extrema importância, desde a época dos reis gregos e dos faraós egípcios, que iniciaram a utilização de códigos secretos para a troca de mensagens sobre guerras e acordos diplomáticos entre nações. Da mesma forma, nos tempos atuais é necessária a troca de informações sigilosas, sejam entre as nações, entre empresas ou mesmo entre pessoas. O atual estado da criptografia permite que essa troca de informações ocorra com um bom nível de segurança, graças às técnicas matemáticas desenvolvidas para tais atividades. Hoje em dia não se usa mais a simples troca de símbolos, técnica primária, desenvolvida pelos egípcios, mas sim complexos modelos matemáticos, o que dificulta em muito a decifragem das mensagens.
As técnicas de trocas de chaves criptográficas que não exijam a presença de um terceiro confiável asseguram que somente os verdadeiros participantes da comunicação venham a ter conhecimento e poder sobre o conteúdo por ali trafegado. O algoritmo de Diffie-Helmann assegura isto através de uma troca de simples mensagens, contendo alguns parâmetros comuns entre as chaves criptográficas que, mesmo que um elemento não-participante roube os dados, esse não será capaz de reconstruir a mensagem, ou somente sendo capaz após um tempo de computação suficientemente grande a ponto de a informação não ter mais utilidade prática, graças ao problema matemático utilizado.
O trabalho exposto se propunha a criar uma comunicação VoIP, através do protocolo SIP, segura e que fosse funcional e prática para um usuário comum. É possível concluir que o objetivo foi cumprido, e até estendido, na medida em que foram implementados duas maneiras distintas de efetuar a troca das chaves criptográficas: algoritmo de Diffie-Helmann puro e algoritmo de Diffie-Helmann com chaves elípticas. O segundo garante, teoricamente, uma maior segurança quando usando chaves do mesmo tamanho que as chaves do primeiro. Em prática, isso significa que usando chaves menores, é possível obter a mesma segurança que as grandes chaves do primeiro. Além do maior nível de segurança oferecido, foi mantida a interoperacionalidade com outros comunicadores VoIP, desde que esses utilizem o protocolo SIP para a troca de informações sobre a chamada VoIP e também utilizem o protocolo ZRTP para a troca de chaves simétricas.
A escolha da criação de uma versão 1.2 do componente ZRPT4J se deu em razão da relativa simplicidade na adaptação do SipDroid a versão 1.1 do componente. A escolha do problema de curvas elípticas se deu pela segurança proporcionada pelo mesmo, e pelo tamanho reduzido das suas chaves.
Ao final deste trabalho, todo o código desenvolvido será proposto como melhorias para os dois projetos open-source alterados e utilizados no trabalho: ZRTP4J e SipDroid. Com isso, torna-se possível criar uma maior gama de comunicadores SIP intercomunicáveis com o SipDroid utilizando o algoritmo de Diffie-Helmann com curvas elípticas, além de permitir que outros projetos, não somente comunicadores VoIP, utilizem este algoritmo, e assim possam criar mais conhecimento e desenvolvimento da ciência da computação.