Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Francisco Roeder
Título: Agrupamento e ordenação nas consultas em bancos de dados distribuídos através de driver JDBC
 
Conclusão:
O driver que foi continuado neste trabalho é baseado na ideia de unir informações de origens distintas. Isso é de grande valia para situações que se pode vivenciar hoje, como por exemplo, várias empresas de pequeno porte que são compradas por uma empresa de grande porte. Cada uma destas pequenas empresas possui um sistema próprio, podendo esses terem sido desenvolvidos com bancos de dados distintos entre eles. Porém, a empresa que adquiriu as demais, deseja ter um controle de forma total sobre algumas informações de seu grupo, como gastos, lucro e projetos em andamento, por exemplo. Ao invés de solicitar regularmente um relatório de cada uma dessas com estas informações, poderia ser desenvolvido um sistema utilizando o driver em questão e montando um ECG que reúne as informações desejadas de todas as empresas e de forma transparente.
As alterações realizadas no driver de Gonçalves (2007) foram fundamentais, para viabilizar a utilização de BD distribuído no contexto descrito anteriormente; pois apesar do mesmo já possibilitar a execução destas consultas, ele as fazia com algumas restrições no âmbito distribuído, como é o caso do agrupamento e ordenação. Porém ainda existem muitas coisas a serem exploradas neste driver para que a utilização do mesmo contemple todas as necessidades de um BDD.
Os objetivos de realizar consultas distribuídas com agrupamento e ordenação foram alcançados. Porém, há a restrição de que o resultado obtido na consulta pode ter tamanho superior à memória disponível no servidor do driver.
As alterações feitas na Ferramenta de Edição de ECG também foram de grande valia e tornaram mais fácil a construção e manutenção do ECG. Isto porque com as alterações realizadas, tornou-se possível alterar as configurações para os bancos locais já cadastrados, gravar e abrir XMLs de ECG mais facilmente e visualizar somente as colunas ainda pendentes de relacionamento.
Um dos objetivos deste trabalho, que era permitir a utilização da interface PreparedStatement não foi alcançado, ficando então para futuros trabalhos sobre o driver. A implementação deste objetivo foi iniciada, porém não concluída, devido ao token interrogação (que é utilizado pelo PreparedStatement) não constar na BNF de Gonçalves (2007). Sendo assim, teria que ser rescrita a BNF para dar continuidade a esta implementação e não houve tempo hábil para isto.
As rotinas desenvolvidas para agrupamento e ordenação das consultas distribuídas, apesar de não serem extensas, necessitaram de muita pesquisa e testes para que fossem desenvolvidas e validadas de forma coerente. Outra dificuldade foi estudar e compreender toda a codificação já existente em Gonçalves (2007) para poder realizar os aperfeiçoamentos.
Existem também alguns itens que já haviam sido levantados por Gonçalves (2007), que também são sugestões de melhoria do driver e estão sendo listados novamente nas extensões.
Portanto, quanto mais for dada continuidade neste trabalho, maior será a possibilidade de utilização do driver em futuras aplicações, sejam acadêmicas, comerciais ou ainda com caráter social.