|
Acadêmico(a): Diogo Carlassara |
Título: Visualização de Imagens Capturadas em um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) no Iphone |
|
Conclusão: |
Apesar de existirem atualmente trabalhos na área de vigilância com CFTV tendo como visualizadores os dispositivos móveis, o trabalho proposto foi desenvolvido tendo como base o iPhone. Uma das principais motivações para que fosse realizado o trabalho é explorar a tecnologia que o iPhone dispõe, criando um receptor e visualizador de arquivos de vídeo, com possibilidade de ser usado em qualquer lugar, através da internet. O trabalho foi desenvolvido em duas partes, uma aplicação chamada Gerador e outra chamada Cliente. O Gerador, que deve ser instalado em um computador desktop, pessoal ou notebook, com uma câmera instalada, foi desenvolvida uma aplicação responsável por capturar imagens e vídeos oriundos da câmera, gravando-os na máquina local, a fim de que o Cliente fosse capaz de efetuar a leitura e visualização dos mesmos, tendo-se como principal objetivo realizar auditoria em imagens de uma aplicação de CFTV. Para o Cliente, que por sua vez deve ser instalado no iPhone, foi desenvolvido uma aplicação que efetua a leitura e visualização das imagens e vídeos gerados pelo Gerador, com a possibilidade de configuração de vários locais de monitoramento, gravando-os em banco de dados SQLite. Já os trabalhos correlatos serviram como exemplo de aplicações disponíveis que estão em uso, facilitando por exemplo, a definição dos leiautes das telas deste trabalho. Este trabalho pode também ser um ambiente de testes para a implementação do streaming de áudio e vídeo em tempo real, além da possibilidade de visualização de várias webcams ao mesmo tempo. Também pode ser desenvolvida uma aplicação que possua integração com sistemas de alarmes domésticos, onde se poderia utilizar sensores de movimento para detectar a abertura e/ou fechamento de janelas e portões, sendo enviadas mensagens do Gerador para Cliente. Como material de apoio, além das informações dos trabalhos correlatos, foram utilizadas as informações disponíveis no site do iPhone e da Apple sobre a linguagem de programação Objective-C e suas ferramentas, o XCode (para codificação) e o Interface Builder (para criação das telas). |
|
|