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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Giovani D. Ciqueleto Chaves
Título: Módulo de Captura, Filtragem e Redirecionamento de Mensagens Directx
 
Conclusão:
Conforme o estudo realizado sobre DLL injection, fica bastante claro que aberturas deste tipo nos softwares podem ser encaradas como brechas de segurança em aplicativos, pela facilidade com que são efetuadas. Os dados precisam estar protegidos de qualquer modificação externa, para evitar corrupção de informações, malwares ou até mesmo ataques hacker. Por outro lado, este tipo de abertura de acesso aos dados proporciona, além de implementações de extensões em aplicativos, o desenvolvimento de novos softwares que precisam de certo grau de comunicação com os demais processos em execução. Foram utilizados Hooks como forma de carregar a DLL no processo do executável selecionado ao invés dos métodos propostos por Palmenäs por ser mais simples de implementar e ter maior compatibilidade. Adicionar uma entrada no registro para carregar a DLL customizada poderia ser encarado pelo SO como uma tentativa de ataque por malware, e abrir área de memória no aplicativo já executando inviabilizaria a implementação, pois no caso do Live for Speed é feito o reconhecimento dos joysticks instalados na máquina dentro das suas rotinas de inicialização; além de ser possível o desencadeamento de um erro de violação de acesso, pois varia muito a forma como cada executável de jogo é implementado. Uma das dificuldades encontradas foi a necessidade de tornar o joystick selecionado indisponível para o aplicativo selecionado, uma vez que os eventos serão redirecionados para ele mesmo caso seja utilizado no jogo. Assim, foi necessário manipular também a função de callback que enumera e retorna para o aplicativo todos os joysticks instalados na máquina, para que o joystick selecionado seja escondido. Durante todo o desenvolvimento do trabalho, notou-se rica documentação sobre DirectX no site do fabricante, além da grande quantidade de funções variadas que são disponibilizadas pela API, tornando mais fácil e rápido o desenvolvimento de aplicações que a utilizam.