Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcos Rodrigo da Silva
Título: Estudo sobre Máscaras de Áudio para Emulação de Voz
 
Conclusão:
Depois de estudada a problemática da detecção do timbre, verificou-se que os padrões de ADSR somente contribuem na detecção do timbre da voz, da mesma forma como contribuem para a afinação de instrumentos musicais.
A implementação da ferramenta contempla a comparação de dois sinais de áudio afim de que seja utilizada a diferença entre os dois sinais como comparativo de erro com o sinal desejado. Utilizando as ideias provenientes das redes neurais e dos filtros adaptativos (mais especificamente, o LMS), criou-se um filtro onde o sinal desejado é um dos próprios sinais de entrada, e ao invés de se remover um ruído (técnica LMS), utilizou-se o outro sinal de entrada para obter a diferença, não a ser removida, e sim a ser somada, alterando o sinal para emular o primeiro. Sendo isto arranjado de forma a executar várias vezes sobre os sinais, como se fossem camadas de uma rede neural, foram criados filtros capazes de alterar o sinal original, transformando seu timbre em outro.
Devido à grande dificuldade de se conseguir amostras de áudio com qualidade profissional, ou seja, sem ruídos e sem música ambiente , a ferramenta não pôde ser utilizada em testes para a emulação de uma grande variedade de áudios diferentes, tais como áudios infantis. Para isto seriam necessários arquivos gravados em estúdios de áudio especificamente para o trabalho.
As ferramentas utilizadas se mostraram muito eficientes, principalmente o Eclipse (ECLIPSE, 2007) onde todo o trabalho foi desenvolvido e o Enterprise Architect (SPARXS SYSTEMS, 2008) que possibilitou a criação de grande parte do código fonte de forma automática.