Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jonathan Damásio Medeiros
Título: Ferramenta de Detecção da Região da Placa de Veículos
 
Conclusão:
A concepção de uma ferramenta que realiza uma atividade através da simulação da visão humana em um ambiente dinâmico envolve o processamento de imagens. No reconhecimento de inúmeras placas de veículos, geralmente uma ferramenta desenvolve esta atividade melhor do que um ser humano. Pois, dependendo da jornada de trabalho da pessoa, devido a fadiga, cansaço e outras interferências, o nível de atenção da pessoa diminui contribuindo para erros na obtenção da placa do veículo. Neste contexto, a relevância computacional do projeto se traduz pela complexidade de simular a visão humana em ambientes dinâmicos.
As técnicas utilizadas se mostraram eficientes, em especial a utilização da máscara de Sobel para obtenção do gradiente da imagem. Este filtro apresentou estabilidade na detecção de bordas na imagem em diversos ambientes, e a morfologia matemática mostrou-se uma ferramenta eficiente para a identificação da placa do veículo. Devido a eficiência da localização da placa apresentada nos testes realizados, não foi necessário trabalhar com regiões candidatas para a obtenção da localização horizontal da placa do veículo.
A biblioteca utilizada para o reconhecimento dos caracteres MODI (MICROSOFT, 2008), mostrou-se eficiente para o reconhecimento de texto em documentos, visto que utiliza um dicionário de palavras para auxiliar o reconhecimento. Porém, devido a construção da biblioteca ser voltada para reconhecimento de texto e não de caracteres, o reconhecimento dos caracteres da placa do veículo não mostrou-se eficiente. A construção de uma biblioteca voltada para o reconhecimento dos caracteres de uma placa de veículo, além de possuir uma complexidade menor do que uma biblioteca de reconhecimento de texto, apresentará resultados melhores. Pois poderá utilizar, por exemplo, a heurística de que os caracteres a serem reconhecidos nas três primeiras posições são letras maiúsculas e que as quatro últimas são números. Dessa forma, restringindo o universo de pesquisa, diminui-se a complexidade de construção aumentando a eficiência no reconhecimento.
As ferramentas utilizadas na implementação mostraram-se eficientes, principalmente o plugin Jigloo (JIGLOO, 2004) para o Eclipse (ECLIPSE, 2008). Com ele, pode-se “desenhar” a interface swing, obtendo um código legível como saída e com uma grande variedade de componentes. A ferramenta para especificação JUDE (JUDE, 2008) atendeu todas as necessidades do projeto.