Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Abel Luiz Cechinel
Título: HMI: um Middleware para Objetos Ditribuídos sobre o Protocolo http
 
Conclusão:
É consenso que o paradigma da análise e programação orientados a objetos trouxe grande contribuição ao desenvolvimento de sistemas. A partir deste paradigma, desenvolveram-se pesquisas e práticas de grande impacto como os padrões de projetos, a UML, o processo unificado, dentre outros. As linguagens que abraçaram a POO, como Java e .Net, dominam as principais iniciativas no desenvolvimento de novos softwares.
A linguagem Java apresenta, desde sua primeira versão, recursos para que se possa estender a POO aos sistemas distribuídos que é o Java RMI. Porém, o modelo adotado pelo Java, baseado em transmissões em formatos binários e em portas de comunicações específicas, encontrou uma forte barreira na sua aplicação na web que são os firewalls. Por outro lado, Java não possui suporte para objetos distribuídos em dispositivos móveis, justamente onde este recurso é mais necessário.
Para resolver os problemas de incompatibilidade das tecnologias de objetos distribuídos com a web, surgiram os Web services. Web services resolvem as questões de bloqueios dos firewalls e tornaram-se um padrão nos sistemas distribuídos na web. Mas não são orientados a objetos. Isto cria uma mistura de paradigmas. O arquiteto de software tem que considerar no seu projeto, componentes que não são objetos e portanto, não têm estados, limitando-se a um conjunto de procedimentos. Isto, além de criar confusão de conceitos durante a análise, causa dificuldades de implementação e manutenção, pois o código se alterna entre trechos orientados a objetos e procedurais.
Da vivência prática das dificuldades expostas acima, surgiu a idéia de se implementar um middleware que unisse o paradigma da POO à transparência de passagem pelos firewalls apresentada pelos Web services. Buscou-se ainda uma solução “leve” para ser suportada por dispositivos móveis.
O middleware resultado deste trabalho tem apresentado bons resultados frente aos objetivos a que se propôs. Como demonstrado na operacionalidade da implementação, há uma abstração das questões de rede envolvidas na distribuição dos objetos e como todas as requisições ocorrem em HTTP, não há riscos de bloqueios por firewalls. Atingiu-se também o objetivo de se ter um middleware compatível com dispositivos móveis.
Em relação aos Web services, este trabalho apresenta ainda a facilidade de não exigir reconfigurações quando uma nova classe de objeto remoto (serviço) é adicionada. Basta que a mesma esteja no classpath da máquina virtual.