Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Laércio Léo Pedrozo Hardock
Título: Protótipo de um Sistema de Gerenciamento de Projetos e Atividades utilizando J2EE
 
Conclusão:
Como visto neste presente trabalho, é possível obter um resultado prático desenvolvendo sistemas com JSF e JPA, criando aplicações com AJAX que possibilitam que a aplicação execute menos atualizações de telas no navegador, tornando mais rápido e prático a utilização da tela e exigindo menos arquivos de telas a serem criados. A utilização do RichFaces como API AJAX possui muitos componentes que auxiliam no desenvolvimento da aplicação, porém a API carece de uma melhor documentação quanto ao uso desses componentes. A troca de banco de dados através do uso da JPA é muito simples de ser realizada, o que viabiliza o porte da aplicação para outros bancos de dados.
Com a utilização dessas tecnologias obteve-se êxito na implementação de um protótipo para controle de projetos e tarefas, permitindo que a aplicação seja acessada em um navegador web. Em termos de limitações, o protótipo não possui um detalhamento grande das entidades da aplicação, como muitas informações sobre as empresas e colaboradores, tais como especializações do funcionário e profissão. Também não possui relatórios nem gráficos para que se possa fazer um acompanhamento das atividades.
A maior facilidade encontrada na elaboração deste trabalho foi em relação à escolha das ferramentas utilizadas para desenvolvimento de páginas web em Java, já que no mercado existem inúmeras ferramentas que auxiliam os desenvolvedores na criação de sistemas web.
Tais ferramentas atenderam adequadamente no desenvolvimento da aplicação.
A maior dificuldade enfrentada durante a elaboração deste trabalho foi encontrar material adequado e amplo para o estudo das técnicas AJAX através da API RichFaces, erros de compatibilidade entre JSF, NetBeans e Tomcat na hora de usar templates, incompatibilidades entre os navegadores Internet Explorer e Firefox na renderização de páginas XHTML, o que acabou inviabilizando o uso de templates. Também houve grande dificuldade aos erros de código reportados pela JPA que não indicavam adequadamente o motivo de determinado erro.
A JSF, AJAX, JPA possibilitam o desenvolvimento de aplicações com maior controle de código, devido à separação da camada de visualização e das regras de negócios da aplicação, bem como o desenvolvimento de telas mais práticas e rápidas com o uso de AJAX, bem como a facilidade e independência na escolha do banco de dados para persistência dos dados.