Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jean Carlos Schappo
Título: Sistema Tutor Inteligente para o Ensino do Gerenciador de Armazenamento e Arquivos
 
Conclusão:
Através do desenvolvimento deste trabalho foi possível adquirir conhecimento sobre
lógica fuzzy, conhecimento este não visto em momento algum durante a graduação, além de
relembrar conceitos de implementação de BD.
A utilização da lógica fuzzy mostrou-se eficaz para a modelagem do STI proposto,
pois além de sua simplicidade e reduzido custo computacional, fornece informações
importantes para identificar o conhecimento adquirido pelo aluno, bem como o identifica qual
será a melhor atividade a apresentar para o mesmo.
Não foi atendido o requisito de disponibilizar uma interface ao professor cadastrar as
atividades. A justificativa para este fato foi a adição do requisito de execução de pacotes
SCORM, o que da um maior valor ao trabalho por permitir uma maior flexibilidade na adição
de conteúdo a ser disponibilizado ao aluno. Porém, a disponibilização desta interface para
montagem do pacote SCORM não estava prevista no cronograma original. Vale ressaltar que
a montagem manual deste pacote não é uma função trivial, pois há a necessidade de se
codificar o arquivo XML da atividade e organizar a estrutura do pacote.
O requisito permitir ao professor e aluno gerar atividade não foi mais atendida, pois
inicialmente tinha se a idéia de que o aluno pudesse solicitar uma atividade ou mesmo o
professor determinar uma atividade a um aluno, e não sendo mais atendido pelo motivo que a
disponibilização das atividades é realizada pelo STI.
Este trabalho serviu como validação do componente CELINE, pois o desenvolvimento
deste componente está em andamento como projeto de dissertação do orientador.
Este trabalho contribuiu na especificação da comunicação entre um ambiente
inteligente de aprendizagem e pacotes SCORM. A persistência dos dados produzidos pelo
CELINE apresentou problemas e por essa razão não existe continuidade de atividades
suspensas.
Por fim, este trabalho teve como seu objetivo maior fornecer subsídios automatizados
para o professor poder acompanhar o desempenho do aluno no desenvolvimento das
atividades, assim como uma ferramenta de estudo sobre o assunto na disciplina.