MESTRADO
Processo seletivo
O curso de mestrado em Ciências Contábeis recebe inscrições de candidatos portadores de diploma de graduação em nível superior de qualquer área de conhecimento, obtido em cursos de duração plena, outorgados por Instituição de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.
O processo seletivo acontece duas vezes por ano, com entrada no início de cada semestre. A avaliação consiste em 2 etapas, a primeira é a análise documental e a segunda é a entrevista.
Etapas
- Análise do curriculum vitae.
- Análise do histórico escolar da graduação.
- Análise da carta de motivação.
- Entrevista
Investimento
- Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 27,5 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 124/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses.
- Curso sem taxa de inscrição.
Seleção
- Carta de motivação para mestrado acadêmico
- Nenhum processo com inscrições abertas.
MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Duração: 2 anos
Carga horária: 540 h/a
Vagas: 15
Frequência: semanal, segundas e terças
Turno: matutino e vespertino
Local: FURB câmpus 1
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Conforme previsto na Resolução nº 115/2017, a FURB poderá conceder cotas de gratuidade FURB, que isenta o pagamento das mensalidades, com dedicação de 32 horas semanais ao PPGCC, em dias úteis e no período diurno.
Bolsa de demanda social Capes
Bolsa Demanda Social/CAPES com ajuda de custo mensal ao aluno com dedicação integral ao PPGCC/FURB e sem vínculo empregatício.
Havendo disponibilidade de bolsas, essas serão distribuídas aos alunos que demonstrarem interesse no ato da inscrição, conforme a ordem de classificação no processo seletivo e que atenderem à legislação do órgão de fomento.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Teoria da contabilidade – 45 h/a
Levar o aluno ao raciocínio filosófico e lógico em contabilidade para compreender a evolução do pensamento contábil, o desenvolvimento dos fundamentos da contabilidade e das práticas e normas contábeis em âmbito nacional e internacional. Examinar esforços que vem sendo realizados em diferentes órgãos internacionais e nacionais para harmonização de práticas contábeis e de evidenciação contábil.
Controladoria – 45 h/a
Ampliar conhecimentos, considerando a perspectiva sistêmica da empresa, sobre o ambiente da controladoria e sobre ela como instrumento de suporte ao planejamento, execução e controle nas organizações. Discutir os conhecimentos e habilidades necessárias para realizar as funções do controller e conduzir o processo de implantação e desenvolvimento da controladoria em organizações.
Metodologia da pesquisa em contabilidade – 45 h/a
Entender o processo de investigação científica. Motivar reflexões críticas sobre a produção científica na área contábil. Capacitar os alunos para elaborar projetos de pesquisa científica, com ênfase na elaboração do projeto da dissertação de mestrado, e para a observância das normas comuns aos trabalhos monográficos segundo a ABNT.
DISCIPLINAS ELETIVAS
O mestrando deverá cursar as 3 disciplinas obrigatórias, as 2 disciplinas optativas comuns às duas linhas de pesquisa, preferencialmente, e mais 5 disciplinas optativas, que equivalem a 30 créditos. Serão computados mais 6 créditos para a dissertação, cumprindo um total de 36 créditos.
Comuns às linhas de pesquisas
Metodologia do ensino em contabilidade – 45 h/a
Preparar e estimular os alunos para o magistério na área contábil. Para tanto, analisa e problematiza a prática pedagógica a partir de diferentes abordagens teóricometodológicas. Aborda também habilidades técnicas do educador para a condução do processo ensino-aprendizagem no ensino superior, objetivos educacionais e instrucionais, o plano de ensino, as orientações de ensino, a relação professor/aluno e os meios auxiliares, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Métodos quantitativos aplicados à contabilidade – 45 h/a
A disciplina visa proporcionar compreensão dos aspectos conceituais e das possibilidades de aplicação dos métodos quantitativos em pesquisas científicas na área das Ciências Contábeis. Proporcionar o ferramental necessário para o tratamento estatístico e análise dos dados coletados em investigação científica, inclusive com o uso de softwares estatísticos.
Contabilidade Gerencial
Contabilidade de custos – 45 h/a
Desenvolver visão crítica sobre as teorias, princípios e métodos de custeio para avaliação de estoques, mensuração do resultado contábil e econômico da empresa e para o processo decisório. Refletir sobre fundamentos e técnicas de formação dos preços e avaliação dos resultados dos diversos objetos (produtos/clientes/regiões/canais de distribuição), bem como sobre decisões alternativas focadas na mensuração do resultado econômico de centros de resultados ou investimentos, por meio da definição do preço de transferência.
Contabilidade gerencial – 45 h/a
Examinar a informação gerencial contábil como elemento de agregação de valor nas organizações. Demonstrar os reflexos das variações de preços e da inflação na evidenciação das variações do patrimônio da entidade contábil em determinado momento, fundamentada na teoria dos ajustamentos contábeis, utilizando conceitos de custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente e custo corrente corrigido.
Controle de gestão – 45 h/a
Conhecer, analisar e desenvolver uma visão crítica sobre a concepção do controle de gestão estratégico e operacional aplicada em sistemas de controle de gestão. Compreender a relação do controle de gestão com o ciclo de vida organizacional, as abordagens, métodos e técnicas de avaliação de desempenho, os sistemas de remuneração de executivos e empregados e as aplicações da teoria do controle de gestão na análise dos resultados.
Contabilidade de terceiro setor – 45 h/a
Apresentar e discutir os fundamentos da Contabilidade de Terceiro Setor. Abordar temas como o surgimento, tendências e perspectivas do Balanço Social, da Demonstração do Valor Adicionado, da contabilidade, dos custos e da auditoria ambiental. Pretende abordar também o novo papel da corporação empresarial e da entidade pública frente à necessidade de prestar contas, bem como a governança corporativa e sua relação com os diferentes perfis culturais das organizações e das atitudes dos gestores.
Sistemas de informações gerenciais – 45 h/a
Conduzir o aluno a compreender e pesquisar a abordagem sistêmica das organizações e seus subsistemas, com destaque ao subsistema de informação. Discutir a teoria da comunicação e gestão das organizações como base para os princípios e processos de desenvolvimento, implementação e utilização do sistema de informações gerenciais, nos mais diversos segmentos e setores empresariais.
Tópicos contemporâneos em contabilidade – 45 h/a
Nessa disciplina serão apresentados e discutidos temas contemporâneos em Contabilidade não contemplados nas demais disciplinas do Curso. Entre eles o surgimento, tendências e perspectivas do Balanço Social, da Demonstração do Valor Adicionado, da contabilidade, custos e auditoria ambiental, do novo papel da corporação empresarial e da entidade pública frente à necessidade de prestar contas, da governança corporativa e sua relação com os diferentes perfis culturais das empresas e atitudes dos empresários e empreendedores no Brasil.
Contabilidade Financeira
Análise do desempenho de empresas – 45 h/a
Estudar a capacidade dos instrumentos de análise das demonstrações contábeis em fornecer informações aos seus usuários. Conduzir o aluno a explorar metodologias de análise das demonstrações contábeis para empresas em marcha e de empresas em regime de falência, utilizando análise discriminante, análise do desempenho versus risco, índices-padrão.
Auditoria contábil – 45 h/a
Compreender as teorias, princípios, fundamentos e procedimentos da auditoria contábil, de sistemas computadorizados, de gestão, da qualidade e operacional. Levar o aluno a refletir sobre os procedimentos preparatórios e administrativos da auditoria, o processo de auditoria, os testes de auditoria, a prevenção e descoberta de fraudes, os relatórios e pareceres.
Avaliação de empresas – 45 h/a
A disciplina aborda a avaliação de empresas à luz dos objetivos pretendidos. Avaliação enquanto apreciação e análise para diagnosticar a situação da empresa para estabelecer planos de ação. Avaliação enquanto valor determinado pelos avaliadores para determinada empresa. Avaliação de empresas para análise de aquisições, fusões e cisões. Também analisa os aspectos societários e contábeis relacionados a essas modalidades.
Contabilidade internacional – 45 h/a
Analisar a diversidade de práticas contábeis e de evidenciação (disclosure) internacionais, fundamentadas nas normas do FASB, IASB, Diretivas da União Européia e outros organismos emissores de normas contábeis internacionais. Explorar as práticas contábeis por meio de casos de consolidação das demonstrações contábeis internacionais, da tradução das demonstrações contábeis, da contabilidade internacional para intangíveis e goodwill. Entender o processo de adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil. Discutir as mudanças de normas contábeis em curso no Brasil.
Contabilidade societária – 45 h/a
Demonstrações contábeis obrigatórias; Equivalência patrimonial; Demonstrações Contábeis Consolidadas; Combinação de negócios; Planos de benefícios a empregados; Instrumentos Financeiros.
Finanças corporativas – 45 h/a
Buscar a familiarização com o ambiente financeiro e a gestão de finanças corporativas. Prover o ferramental necessário para analisar as fontes de financiamento e as alternativas de aplicações de recursos, associado a noção fundamental de risco e as consequências das decisões por parte do tomador de recursos, enquanto estratégia de financiamento, e do investidor, enquanto estratégia de investimento.
Planejamento e controle empresarial – 45 h/a
Apresentar teorias, princípios, fundamentos e procedimentos de planejamento e controle empresarial, que considerem o ambiente organizacional, o processo de adaptação, a cultura, as relações de poder e os objetivos organizacionais. Trabalhar metodologias de controle empresarial que compreendem os elementos qualitativos tratados no plano estratégico e especificados quantitativamente no orçamento empresarial.