Terapias integrativas: projeto de extensão da FURB oferece sessões gratuitas de Reiki e Florais para a comunidade
Por Camila Maurer [15/07/2024] [17 h20]
O projeto de extensão Toque Terapêutico oferece sessões gratuitas de Reiki e Florais para a comunidade interna e externa. A proposta é contribuir para a humanização do atendimento à saúde e promoção do bem-estar físico e mental através das chamadas terapias integrativas complementares em saúde. Caio Mendes de Córdova, coordenador do projeto, explica que o Reiki é uma terapia criada no Japão que objetiva reestabelecer a saúde física e mental do paciente por meio da imposição de mãos, através da canalização da energia disponível no universo. Já a terapia floral é uma prática que usa a essência das flores para a promover o equilíbrio do estado emocional, aliviando sintomas como estresse, ansiedade e cansaço.
As chamadas práticas integrativas e complementares são abordagens terapêuticas majoritariamente provenientes de culturas orientais antigas. A partir da década de 1970, a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou um movimento com o objetivo de fomentar a inclusão dessas práticas nos sistemas de saúde pública ao redor do mundo. O Reiki e os Florais fazem parte do rol de práticas integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Córdova ressalta que a incorporação de tais abordagens à saúde pública evidencia sua segurança e eficácia como tratamento complementar às práticas convencionais.
As sessões de Reiki e Florais são semanalmente, às sextas-feiras pela manhã, no Bloco I do Campus 1 da FURB. Para participar, é preciso realizar o agendamento pelo site reikinafurb.org. O projeto também oferece cursos de formação em Reiki e Florais, cujas inscrições são divulgadas e realizadas pelo mesmo site.