Protocolo de Manejo Clínico para a Dengue é tema de palestra no curso de Medicina da FURB

Protocolo de Manejo Clínico para a Dengue é tema de palestra no curso de Medicina da FURB

Foto: Internet

Em meio a uma alta de casos de dengue na região, estudantes do curso de Medicina da FURB organizaram e assistiram a uma palestra para debater os principais tópicos relacionados ao manejo clínico para os casos de dengue. O encontro com a médica infectologista Dra Sabrina Sabino aconteceu no auditório do bloco J do campus 1, na noite de terça-feira (16) e foi organizado pela Liga Acadêmica de Doenças Infectocontagiosas (LADI).

A médica falou sobre a forma com que o profissional atua na linha de frente para o atendimento de pacientes que apresentam sintomas da dengue e as principais mudanças que o protocolo de manejo clínico vem implementando na rotina dos profissionais. Além de infectologista, a médica atua como perita na Justiça Federal e Estadual e leciona disciplinas no curso de Medicina da FURB. Além da discussão técnica, realizada junto aos estudantes de medicina, os acadêmicos também receberam orientações sobre as formas de prevenção à doença e a importância da busca precoce por atendimento médico, em caso de sintomas como febre alta, manchas pelo corpo, cansaço, dor de cabeça e enjoo.

“Tem muito paciente que é relutante em relação a isso, mas para não evoluir para um estado grave, é muito importante a hidratação. Cerca de 4,5 L de água por dia, qualquer líquido, é muito importante a hidratação e o uso de repelente”, disse Manoella de Miranda, acadêmica do curso de Medicina e integrante da Liga Acadêmica de Doenças Infectocontagiosas.

Assista abaixo à reportagem em vídeo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB sobre este assunto: