FURB, Sinduscon e CREA Jr SC firmam termo de cooperação para fomentar carreiras na Engenharia Civil

FURB, Sinduscon e CREA Jr SC firmam termo de cooperação para fomentar carreiras na Engenharia Civil

Foto: Lucas Adriano

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Sindicato da Indústria da Construção em Blumenau (Sinduscon Blumenau) e o programa CREA Jr Santa Catarina (mantido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) assinaram termo de cooperação para fomentar o interesse pelas carreiras relacionadas à Engenharia Civil. A assinatura foi realizada durante o workshop “Industrialização no Canteiro de Obras”, sediado no Centro de Inovação de Blumenau no dia 10 de setembro.

A proposta da parceria é realizar um amplo trabalho de divulgação para fomentar o interesse pela Engenharia entre jovens que frequentam o Ensino Médio, Técnico e Superior. A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada é avaliada com preocupação por profissionais do setor, tendo em vista que o Estado está em franco crescimento e há alta demanda por novos profissionais no mercado. “De fato, estamos vendo uma diminuição na mão de obra das engenharias. E quando você tem uma região em pleno desenvolvimento, com a industrialização em alta e a construção civil também retomando um papel muito importante, nós precisamos incentivar os jovens a fazer as engenharias”, ressaltou a reitora da instituição, Marcia Sardá Espindola.

A construção civil é um dos principais pilares do Produto Interno Bruno (PIB) catarinense e apresenta alta empregabilidade. Pesquisas conduzidas pelo Sinduscon revelam que o mercado imobiliário do Vale do Itajaí tem apresentado crescimento orgânico e sustentável anualmente, o que confere à região condições privilegiadas para o desenvolvimento da construção civil.  Alberto Scheeffer Stein, presidente do Sinduscon Blumenau, destacou o crescimento populacional de Blumenau, que tem atingido índices superiores ao crescimento estadual: “a gente tem um mercado superinteressante, que dá pra agregar, continuar trabalhando e gerando valor para a região”, destacou.