Estudante FURB defende tese de doutorado em Portugal e conclui dupla titulação com a Universidade do Minho

Estudante FURB defende tese de doutorado em Portugal e conclui dupla titulação com a Universidade do Minho

Foto: UMINHO

O agora Doutor Samuel Lyncon Leandro de Lima defendeu no último mês, em Portugal, a tese de doutorado “Efeito da estrutura de capitais na relação entre risco idiossincrático e desempenho de mercado”, concluindo o Doutorado em Gestão, ramo de Finanças, em Cotutela Internacional entre a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Os resultados da pesquisa realizada pelo estudante mostraram que tanto as decisões sobre a definição quanto as decisões sobre o ajustamento da estrutura de capitais possuem efeito moderador na relação entre o risco idiossincrático e o desempenho de mercado das empresas, permitindo concluir que quando os gestores incrementam o endividamento oneroso na estrutura de capitais, devem considerar o efeito moderador das decisões para compensar o investidor com a elevação do desempenho de mercado da empresa, tendo em vista o risco adicionado

A tese foi orientada pelo professor Tarcísio Pedro da Silva, da FURB, em conjunto com o professor português Manuel José da Rocha Armada, do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da UMinho.

“A pesquisa foi excelente, inclusive com apresentação de parte do trabalho em dois eventos internacionais, em 2023 e 2024. O Samuel é muito dedicado e apresentou desempenho, segundo os avaliadores internacionais da banca, superior ao que se tinha exigência para tal investigação”, destaca o professor e orientador Tarcísio Pedro da Silva.

A FURB possui acordo de cooperação internacional com a Universidade do Minho desde 1999, e essa dupla titulação acontece por meio de acordos específicos para cada estudante, determinando o que deve ser cumprido tanto no Brasil quanto em Portugal para obter os dois diplomas.

“Para os estudantes, é uma oportunidade única de aumentar suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. No âmbito pessoal, os estudantes ganham muito vivendo no exterior. Na área acadêmica, os estudantes podem ter orientação de outros pesquisadores, expandindo suas pesquisas para uma dimensão global. Profissionalmente, dois diplomas abrem muitas portas para o trabalho desses estudantes”, explica o coordenador de Relações Internacionais da FURB, professor Dr. Bruno Thiago Tomio.

O doutorado que o Samuel concluiu na FURB já apresenta dupla titulação, sendo em Ciências Contábeis e Administração, permitindo atuar nas duas áreas, e o duplo diploma, concluído com a tese de doutorado defendida em Portugal, dá o reconhecimento para universidades na Europa, assim como mais interação com centros de excelência em pesquisa.

“Todas essas ações são resultados do Planejamento Estratégico do PPGCC/FURB com bolsa da Capes para este período de um ano do Samuel em Portugal, para internacionalização do nosso programa. Logo, estamos indo para outros centros de excelência em pesquisa e desenvolvendo parcerias de fortalecimentos interinstitucional”, afirma o professor Tarcísio.