Envelhecimento sustentável é tema de tese de Doutorado

Envelhecimento sustentável é tema de tese de Doutorado

Foto: Divulgação

Analisar a política pública do envelhecimento ativo em Blumenau, suas relações com o idoso local na constituição de uma territorialidade e suas aproximações com os objetivos do desenvolvimento sustentável, além dos fluxos que se seguem na aplicação desta política. Este é o objetivo da tese de doutorado em Desenvolvimento Regional, produzida por Fabio Marcelo Matos.

Ele vai apresentar o resultado da pesquisa na segunda-feira, 18 de junho, no Auditório do Bloco T, Campus 1 da FURB. Orientado pelo professor Oklinger Mantovaneli Junior, Matos analisou as políticas públicas para o envelhecimento e suas aplicações nos territórios, das análises dos objetivos do sustentável (ODS), e fez também entrevistas semiestruturadas com os gestores e articuladores territoriais das políticas públicas para o envelhecimento.

A escolha do tema está relacionada ao fato de que o grupo populacional dos idosos é, em geral, considerado um grupo vulnerável, alvo, portanto, de políticas públicas específicas. Surgiram assim políticas para pensar e conduzir o processo de envelhecimento no mundo e no Brasil. O envelhecimento ativo é uma prática que se traduz em um processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
 
No Brasil, por razões dimensionais, regionais e culturais este fenômeno é bastante heterogêneo, criando diferenças em várias dimensões biopsicossociais e ambientais, o que emerge demandas de políticas públicas e sociais voltadas para o processo de envelhecimento populacional.

O envelhecimento demográfico tem gerado novas necessidades que passam a ser vitais neste processo de transformação, ampliando as discussões, e conformando políticas para a busca do envelhecer bem sucedido, interagindo com a agenda global do desenvolvimento sustentável e costurando com as identidades culturais do território.
 
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Doutorado em Desenvolvimento Regional
Tese:
 “A Territorialização do envelhecimento sustentável: da política do envelhecimento ativo ao envelhecimento bem sucedido!
Doutorando: Fabio Marcelo Matos
Orientador: Oklinger Mantovaneli Junior
Defesa: dia 18 de junho (segunda-feira), às 14h,no Auditório do Bloco T, Campus 1.


A defesa é aberta à participação da comunidade.