Curso de Jornalismo da FURB promove mesa redonda com egressos que estão na pós-graduação

Curso de Jornalismo da FURB promove mesa redonda com egressos que estão na pós-graduação

Foto: Jornalismo FURB

Encontro que comemora os 10 anos do curso acontece no dia 8 de abril e debate a importância da produção científica no jornalismo local e regional

 

O curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizará, no dia 8 de abril, uma mesa redonda para discutir a importância da pós-graduação e da pesquisa sobre a área. O objetivo é debater a produção científica e aproximar os egressos e estudantes. Os egressos Lucas Adriano Dias, Victor Vinicius e Vinicius Vieira participarão do debate, que se inicia às 19h30, na sala S-210, e será mediado  por Anna Coirolo, estudante de Jornalismo da FURB e doutoranda no PPGDR/FURB.

A professora Magali Moser, coordenadora até o final de março, ressalta que a intenção desse debate, como parte da programação do aniversário de 10 anos do curso, é estabelecer pontes e criar vínculos com a graduação e a pós-graduação e, principalmente, abrir possibilidades para os futuros jornalistas.

"Em geral, ainda prevalece a ideia do senso comum de que o mercado de trabalho para jornalistas se restringe aos grandes veículos de comunicação. Quando, na verdade, sabemos que as possibilidades de atuação vão muito além disso e estão em permanente transformação. Investir na pós-graduação é mais uma frente de oportunidade que se abre para egressos", comenta a professora Magali Moser.

Com a comemoração dos 10 anos do curso, também cabe destacar o sexto ano de desenvolvimento de pesquisas sistematizadas em monografias voltadas para o jornalismo regional. É o que lembra a professora Clarissa Josgrilberg Pereira, ao sublinhar a importância da produção científica para a área em Blumenau e região. "Antes da existência do curso de jornalismo na FURB, não havia um olhar mais sistemático e organizado para as problemáticas do jornalismo local. Então, as monografias atendem uma grande importância nesse sentido, de a gente conseguir discutir a nossa realidade  e melhorar", ressalta Clarissa.

Segundo ela, é possível destacar vários exemplos de monografias que contribuíram para diversos processos comunicacionais, inclusive facilitando a entrada de egressos no mercado de trabalho. "Através das monografias, desenvolvemos outras habilidades, por isso investimos tanto no currículo, disciplinas e orientações, sabendo da importância disso para uma formação completa dos alunos. Também podemos destacar que eles estudaram em um curso com a nota máxima em avaliações como o Enade", completa a professora.

Comemoração pelos 10 anos

Os eventos que celebram a criação do curso de Jornalismo da FURB iniciaram-se no ano passado, em outubro, com um debate entre o Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Imprensa e o Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) sobre a importância do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Já neste ano, em fevereiro, as comemorações contaram com uma oficina gratuita e aberta bordando os impactos da Inteligência Artificial no Jornalismo. Em março, ocorreu um encontro com a fundadora e primeira coordenadora do curso, professora Roseméri Laurindo, o ex-reitor da universidade, professor João Natel Pollônio Machado, e o jornalista e ex-professor da instituição, Evandro de Assis sobre a influência do curso na região. E agora, no dia 8 de abril, irá acontecer a mesa-redonda com os egressos que ingressaram na pós-graduação.

Os convidados

Victor Vinícius Palmeira é graduado em jornalismo pela FURB e atua como assessor de comunicação na Celesc. É mestrando em Jornalismo pelo PPGJor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde desenvolve pesquisa na temática de narrativas desinformativas em portais de notícias que se apresentam a partir de um viés religioso. Em Blumenau, já atuou na Rádio Nereu Ramos (atual Jovem Pan), na TV Galega, no portal O Município, na Rádio Comunitária Fortaleza e no Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior (SINSEPES), além de ter trabalhado como assessor de comunicação do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

Vinícius Peyerl Vieira é graduado em jornalismo pela FURB e mestrando em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR também da FURB. As pesquisas desenvolvidas abordam temáticas relativas a meio ambiente, desenvolvimento socioambiental e comunicação ambiental.  Já atuou na área de redação voltada para Rádio, Marketing e Publicidade. Faz parte dos grupos IPES (Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais) e NPDR (Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional).

Lucas Adriano Dias é natural de Blumenau (SC), graduado em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau desde 2020 e atua na área há seis anos. Trabalhou durante quatro anos na Rádio Pomerode em diversas funções, desde sonoplastia, locução, apoio na área comercial e edição de matérias jornalísticas. Entre 2022 e 2024, atuou como repórter no portal ND Mais, em Blumenau. Desde maio de 2023 é servidor efetivo do quadro da Rádio e Televisão Educativa da Universidade Regional de Blumenau, atuando na FURB TV e na FURB FM 107,1. Em 2024, ingressou no curso de Mestrado do PPGDR (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional).