FURB inicia pesquisa para avaliar perfil do visitante e do turista em Blumenau

FURB inicia pesquisa para avaliar perfil do visitante e do turista em Blumenau

Foto: Gustavo Feo

Desde fevereiro, estudantes da FURB estão nas ruas de Blumenau aplicando uma pesquisa para avaliar o perfil dos visitantes e turistas que passam pela cidade durante todo o ano. A pesquisa conta com o acompanhamento da professora Marcia Zanievicz da Silva, do Departamento de Contabilidade, de um doutorando do PPGCC (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) e mais 10 bolsistas de diversos cursos de graduação da FURB.

 

A necessidade de criar o perfil do turista em Blumenau nasceu em 2023, em meio ao projeto de extensão “Diagnóstico e avaliação de desempenho para o município de Blumenau”, que entrevistou foliões e visitantes da Oktoberfest do ano passado. A pesquisa foi realizada em parceria entre a FURB e o Parque Vila Germânica.

 

Neste ano, a nova pesquisa possui um caráter mais amplo e conta com o objetivo de atualizar os dados do Observatório de Turismo vinculado à Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. Ao final do período de coleta de dados, o poder público terá um quantitativo de visitantes que a cidade recebe e o seu perfil, a partir dos dados coletados.

 

A pesquisa conta com critérios técnicos amostrais e tecnologia aplicada para um resultado o mais fidedigno possível. O questionário leva em torno de 15 minutos e os pesquisadores sempre estarão com um colete da FURB, crachá e smartphone. O questionário, além de conter perguntas básicas sobre o perfil do visitante, local de pernoite e faixa etária, permite com que o público faça uma avaliação sobre segurança, limpeza, opções de alimentação, bebidas e compras, entre outros aspectos.

 

“O turismo tem um potencial significativo e relevante para a economia do município. Compreender essas necessidades favorece para que o gestor público possa estabelecer quais são, dentro de uma restrição de recursos, os pontos de maior relevância a serem trabalhados numa perspectiva de planejamento de curto, médio e longo prazo”, afirma Marcia Zanievicz da Silva, professora do PPGCC e responsável pelo projeto.

 

Assista abaixo a uma reportagem em vídeo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais: