Marketing
Marketing
O curso superior de Tecnologia em Marketing forma profissionais da área comercial e gestores para administrar estrategicamente as distintas funções de marketing em empresas dos diversos segmentos.
O curso proporciona uma visão global e atual das diversas características do marketing, incluindo desenvolvimento de estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos, gerência de marcas, promoção e pesquisa de mercado. Isto possibilitará que você esteja preparado para gerenciar situações de complexidade comercial, sempre com soluções inovadoras e criativas, vencendo desafios e proporcionando ganhos para todos.
Este tipo de curso proporciona empregabilidade mais imediata. Oferece também a possibilidade de aprimoramento de profissionais em sua área de atuação, e é um complemento para pessoas que desejam ou já têm seu próprio negócio.
Além disso, o aluno formado no curso superior tecnológico tem o direito de se candidatar a um curso de pós-graduação e mestrado.
Com excelente aceitação no mercado de trabalho, o curso de Marketing da FURB já formou grandes profissionais em atuação na região, no estado de Santa Catarina, no Brasil e no mundo. Nossos estudantes são bem recepcionados pelo mercado e durante a graduação já iniciam estágios em empresas consolidadas da região.
Uma graduação inovadora e reconhecida pronta para te auxiliar a alcançar seus objetivos.

- Possibilidade de intercâmbio internacional.
- Corpo docente altamente qualificado.
- Convênio internacional.
- O tecnólogo em Marketing poderá atuar no gerenciamento das mais diversas áreas de marketing. Além disso, poderá assessorar os dirigentes de marketing em instituições públicas e privadas, supervisionar suas atividades e, inclusive, empreender um negócio próprio. Todos estes diferenciais fazem valer sua capacitação para definição e orientação de estratégias de marketing e vendas que identifiquem, atraiam e mantenham clientes.
OPORTUNIDADES DE INTERCÂMBIO
País | Instituição conveniada | Programa de estudos | Idioma |
---|---|---|---|
Alemanha | Hochschule Offenburg | Logística e Comércio | Alemão |
Dinamarca | Roskilde University | Administração de Empresas | Inglês |
Equador | Universidade São Francisco de Quito | Marketing | Espanhol |
Espanha | Universidad CEU Cardenal Herrera | Marketing | Espanhol |
Holanda | Avans Hogeschool | Decisões Estratégicas de Negócios | Inglês |
Holanda | Avans Hogeschool | Negócios Globais | Inglês |
Paraguai | Universidad Autónoma de Asunción | Marketing e Publicidade | Espanhol |
Portugal | Instituto Politécnico de Leiria | Marketing | Português |
Portugal | Instituto Politécnico de Leiria | Marketing Turístico | Português |
Portugal | Instituto Superior de Paços de Brandão | Marketing, Publicidade e Relações Públicas | Português |
Portugal | Universidade da Beira Interior | Marketing | Português |
Portugal | Universidade do Algarve | Marketing | Português |
Portugal | Universidade do Minho | Marketing | Português |
Suécia | Högskolan i Borås | Administração | Inglês |
Suécia | Högskolan Väst | Comunicação de Marketing | Inglês |
CORPO DOCENTE
Ana Carolina Alves
Camila da Silva Schmitt
Márcio Rodolfo Paasch
Marianne Hoeltgebaum
Micheli Aparecida Lunardi
Paloma Fernandes Lisboa
Paulo Afonso Lunardelli
Samara Jane Effting Vieira
Wagner Alfredo D'Avila
MATRIZ CURRICULAR
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
Fase 5
Fase 6
Educação Física - Prática Desportiva I (Obrigatória)
Prática 2 créditos acadêmicos
Estatística Geral (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Gestão e Desenvolvimento de Produtos (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Marketing Digital (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Marketing I (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Disciplina Eletiva I (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
E-commerce e E-Business (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Educação Física - Prática Desportiva II (Obrigatória)
Prática 2 créditos acadêmicos
Empreendedorismo (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Marketing II (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Comunicação Integrada em Marketing (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Direito de Relações de Consumo (Obrigatória)
Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 1 crédito acadêmico
Disciplina Eletiva II (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Gestão de Relacionamento com o Cliente (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Pesquisa Mercadológica (Obrigatória)
Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 1 crédito acadêmico
Administração de Vendas (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Gestão de Pessoas (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Inteligência de Negócios (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Marketing de Varejo (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Gestão da Cadeia de Suprimentos (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Gestão de Marcas - Branding (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Marketing de Serviços (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos
Planejamento Estratégico de Marketing (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Tópicos Contemporâneos em Marketing (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos
Atividades Extensionistas (Obrigatória)
Teórica 9 créditos acadêmicos | Prática 9 créditos acadêmicos
Conheça as bolsas FURB
A FURB possui modalidades diferentes de bolsas para seus estudantes. Todos os semestres, novas bolsas são concedidas e mais estudantes são contemplados.
Estudo, Pesquisa e Extensão
Só uma universidade de verdade oferece a possibilidade de bolsas de estudo, de pesquisa e também de extensão. Elas cobrem percentuais diferentes da mensalidade, além de agregarem na sua formação ainda mais conhecimento prático que fará toda a diferença na sua diferenciação no mercado de trabalho.
Estágio interno e Monitoria
Pratique sua futura profissão a partir de diferentes oportunidades de estágio interno na universidade ou monitorias em laboratórios da sua área. Além de agregar conhecimento, aproveite também os descontos na mensalidade.
Esporte e Cultura
Participar dos grupos culturais e das equipes competitivas apoiadas pela FURB pode te render bolsas de estudos. Saiba mais junto ao seu grupo ou equipe de interesse.

Bases legais
Início do curso: 16/02/2009
Autorização: Resolução FURB nº 98 de 19/12/2008
Reconhecimento: Decreto SC nº 858 de 06/03/2012
Renovação do reconhecimento: Decreto SC nº 1.119 de 27/01/2021
Sobre o curso
Avaliação do curso
Conceitos de 1 a 5 (em ordem crescente de excelência, sendo 5 o melhor desempenho).
Conceito Preliminar de Curso - CPC: 4 (2018)
(Obtido do INEP-MEC, considerando a última avaliação do Enade)
Conceito do Curso - CC: 4,32 (2018)
(Obtido de visita in-loco de avaliadores do CEE/SC)
Conceito Enade: 4 (2022)
(Obtido do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - aplicado trienalmente pelo INEP-MEC)
Infraestrutura
Outros espaços - Auditórios
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.
Campus 1 - Sala J-100
Biblioteca Universitária
Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.
Campus 1 - Bloco H
Outros espaços - Ambiente Virtual
O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.
Campus 1 - Sala A-203
Outros espaços - Complexo Desportivo
Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.
Campus 1 - Sala V-104
Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.
Campus 1 - Bloco H