EVENTOS
26/05 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Título da dissertação: Histórias infantis e resolução de problemas: um caminho para desenvolver criatividade e noções matemáticas na educação infantil | link: https://shre.ink/Mr15dAluno: Ana Luiza Candido Kraft
Data: 26/05
Horário: 19h30
Local: Câmpus Via Teams - online
Banca:
Presidente: Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva - FURB
Titular: Profa. Dra Janaina Poffo Possamai - FURB
Titular: Prof. Dr. Gilberto Vieira - INESP
Suplente: Profa. Dra. Daniela Tomio - FURB
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação
Outros eventos
Maio
Abril
- 07/04/2025 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de
Constituir-se como professor no ensino médio profissionalizante: referentes para a prática pedagógica docente com métodos ativos - 07/04/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Livro dinâmico de geometria espacial na plataforma geogebra para o ensino de prismas e pirâmides
- 25/02/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Despertando a consciência consumidora: contribuições de uma formação docente continuada em educação para o consumo no ensino fundamental - 17/02/2025 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Documentários socioambientais sobre Timbó em interfaces aos ODS: polinizando conhecimentos e contributos ao protagonismo social juvenil
- 26/08/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Formação continuada (em serviço) de professores que ensinam com métodos ativos mediados por tecnologias digitais: uma proposta organizada pela coordenação pedagógica - 23/08/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Práticas pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado com Métodos Ativos para alunos com Transtorno do Espectro Autista
- 27/02/2024 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Noções Matemáticas na Educação Infantil: sob a ótica dos professores - 26/02/2024 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Crianças em interação com a natureza: o ambiente como fonte de aprendizagem e desenvolvimento infantil
- 30/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Gestão Escolar e Espaços Educativos: Possibilidades e Desafios para uma Inovação Educacional | https://encurtador.com.br/fCFT1 - 30/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Formação Continuada de Professores com Foco no Letramento Científico: Explorando Ambientes de Formação -| Link: https://encurtador.com.br/hoDI5 - 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Leituras para natureza com crianças da educação infantil - 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
As contribuições das estimativas de Fermi para o ensino-aprendizagem de função afim | Link: https://encurtador.com.br/hvY28 - 28/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Referentes de atuação docente para a implementação das trilhas de aprofundamento da área de ciências da natureza e suas tecnologias - 24/08/2023 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Estudo de aula: uma metodologia para promover o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
- 16/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento Computacional para Universitários | Link para a sala: encurtador.com.br/awAKY - 15/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Formação Continuada: Um Novo Olhar Para O Ensino De Padrões, Regularidades E Sequências, Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental | Link para acesso: encurtador.com.br/HJSV6 - 12/09/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O Desenvolvimento de Vídeos para Abordagem de Temas Controversos como uma Proposta de Formação de Docentes da Educação Básica | Link para acesso: encurtador.com.br/drKNZ - 06/09/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Interfaces Entre Sala Ambiente E Metodologia De Ensino Através Da Resolução De Problemas: Aprendizagem Com Compreensão Da Matemática | link de acesso: encurtador.com.br/zADGN
- 29/08/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O uso das ferramentas tecnológicas: simulador e analisador de vídeo no ensino de conceitos de ondulatória: uma proposta para aprendizagem significativa - 09/08/2022 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Percursos de profissionalização docente na formação continuada de professores que ensinam ciências nos anos iniciais - 02/08/2022 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Escrita do Professor de Matemática: possibilidades para o aprimoramento da prática
- 17/12/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Espaços Itinerantes com Multiplicidade de Recursos Naturais e não Naturais para Promoção do Desenvolvimento Integral de Crianças Bem Pequenas - 10/12/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O Ecossistema Manguezal De Balneário Camboriú No Contexto Do Ensino De Ciências: Um Relato De Experiência No Ensino Fundamental | Link de acesso: encurtador.com.br/ghrT8
- 28/10/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Casos de ensino em percursos de ensino Ciências da Natureza: contribuições para promoção de uma cultura de prevenção aos riscos de desastres socioambientais - 26/10/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Jogos, Uma Forma de Aprender Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 18/10/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Letramento Estatístico na Perspectiva do Ensino por Meio da Resolução de Problemas
- 27/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Contribuições do Pensamento Computacional e do Estudo de Aula no Ensino de Ecologia para o Desenvolvimento do Raciocínio e da Lógica em Estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental... - 14/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensino de Frações sob a Perspectiva de Resolução de Problemas - 03/08/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Releitura de Obras de Arte para o Ensino da Geometria no Sexto Ano do Ensino Fundamental | link da sala: encurtador.com.br/rDRSW
- 26/07/2021 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Noções Matemáticas na Educação Infantil: Teoria e Prática - 21/07/2021 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O ensino de funções afim com base em sala de aula invertida e rotação por estações
- 21/12/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensino Híbrido por meio da Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações nas Aulas Práticas de Anatomia Humana - Link para o TEAMS: encurtador.com.br/lnyK9 - 01/12/2020 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem significativa com estudantes de ciências contábeis
- 30/10/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A máquina de rube goldberg como promotora de habilidades dopensamento computacional no ensino fundamental - 23/10/2020 - Seminário PPGECIM: A máquina de Rube Goldberg como promotora de habilidades dopensamento computacional no ensino fundamental
- 21/09/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Geometria espacial no ensino médio: uma abordagem de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas - 08/09/2020 - Seminário PPGECIM: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem
- 29/06/2020 - Seminário PPGECIM: Problemas envolvendo Geometria Espacial - uma proposta para o Ensino Médio
- 25/06/2020 - Seminário PPGECIM: A formação continuada como um caminho para inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista...
- 27/02/2020 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades práticas: olhares para os campos de experiência na pré-escola - 20/02/2020 - Seminário PPGECIM: A Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades práticas
- 20/02/2020 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Educação para uma cultura de prevenção de desastres naturais: referentes para práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica
- 26/11/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Educação Financeira e educação Ambiental: consumismo e ensino de Matemática - 25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil
- 25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação para prevenção de desastres: práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica
- 11/11/2019 - Seminário PPGECIM: As implicações da metodologia de investigação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
- 05/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
- 29/08/2019 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda - 23/08/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Discutindo alfabetização científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de ciências com os alunos do 1º ano do ensino fundamental.
- 29/04/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A ecoformação continuada de professoras religando saberes e sentidos num centro de educação infantil - 22/04/2019 - Seminário PPGECIM: A ecotransformação continuada de professoras eligando saberes e sentidos num centro de educação infantil
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Discutindo Alfabetização Científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise das contribuições e mudanças do ensino através da formação...
- 15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Programação Linear para o Ensino Médio: Aplicações de Função afim, Inequações de primeiro grau, Sistemas lineares e traçado...
- 29/03/2019 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A WebQuest como estratégia de avaliação aplicada no ensino de neurociências: uma proposta de análise a partir da obra de Foucault - 18/03/2019 - Seminário PPGECIM: A WebQuest como estratégia de avaliação aplicada no ensino de neurociências: uma proposta de análise a partir da obra de Foucault.
- 27/11/2018 - Seminário PPGECIM: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva...
- 22/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno - 22/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Do átomo de carbono às grandes populações: o ensino de funções exponenciais sob a perspectiva da resolução de problemas - 21/11/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de Problemas: estabelecer conexões para desenvolver o pensamento e aprender Matemática
- 13/11/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
E se aulas de ciência que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Contribuições para educação - 12/11/2018 - Seminário PPGECIM: Robótica Educativa, na construção do pensamento matemático
- 30/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Matemática para estudantes de educação básica, em escolas no campo com renda familiar oriunda da produção de leite - 30/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Matemática para estudantes de educação básica, em escolas no campo com renda familiar oriunda da produção de leite - 22/10/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A Literacia da Informação como Recurso de Ensino - 09/10/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno
- 18/09/2018 - Seminário PPGECIM: Do átomo de carbono às grandes populações: o ensino de funções exponenciais sob a perspectiva da resolução de problemas
- 11/09/2018 - Seminário PPGECIM: Importância de Explorar a Intencionalidade dos Acadêmicos para um Ensino Crítico na Disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais
- 23/04/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
As Contribuições da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval na aprendizagem de Sistemas Lineares no Ensino Médio - 16/04/2018 - Seminário PPGECIM: A Literacia da Informação como Metodologia de Ensino de Conceitos Matemáticos
- 27/02/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
As ligas acadêmicas de Anatomia Humana como espaços não formais para articulação de práticas educativas de ensino, pesquisa e extensão - 26/02/2018 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A Contação de Histórias no Ensino de Geometria no 5º ano do Ensino
- 05/12/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Contribuições dos Materiais Didáticos Manipuláveis na Aprendizagem Matemática para estudantes cegos - 05/12/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Número Áureo e Progressões Geométricas: A Matemática na Música
- 06/11/2017 - Seminário PPGECIM: As contribuições da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval no ensino de sistemas lineares no 2º ano do Ensino...
- 01/11/2017 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Explorando mundos com mapas geográficos: contribuições para ensino da matemática
- 31/10/2017 - Seminário PPGECIM: Análise das Percepções dos estudantes de ensino médio a respeito das vocações científico-tecnológicas para o desenvolvimento das co
- 23/10/2017 - 2ª Semana da Pós-Graduação em Química E XXII Semana Acadêmica de Química da FURB
- 23/10/2017 - Seminário PPGECIM: A Contação de Histórias no Ensino de Geometria no 5º Ano do Ensino Fundamental
- 23/10/2017 - Seminário PPGECIM: O simulador educacional como material potencialmente significativo: oscilações
- 20/10/2017 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Educação etnomatemática no campo: atividades didáticas para os anos finais do ensino fundamental - 17/10/2017 - Seminário PPGECIM: Explorando mundos com Mapas Geográficos: Contribuições para o Ensino da Matemática
- 17/10/2017 - Seminário PPGECIM: Ligas acadêmicas como espaços não-formais para articulação de práticas educativas de ensino, pesquisa e extensão
- 10/10/2017 - Seminário PPGECIM: Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental
- 03/10/2017 - Seminário PPGECIM: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos
- 29/08/2017 - Seminário PPGECIM: Educação etnomatemática no campo: atividades didáticas para os anos finais do ensino fundamental
- 28/08/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Alfabetização científica na pré-escola: ações em busca de transformações para uma educação sustentável - 25/08/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A biblioteca escolar como espaço de formação do leitor (também) de ciências da natureza: referentes e práticas para promoção da leitura - 22/08/2017 - Seminário PPGECIM: Alfabetização científica na pré-escola: Ações em busca de transformações
- 22/08/2017 - Seminário PPGECIM: A biblioteca escolar como espaço de formação do leitor (também) de ciências da natureza: referentes e práticas para promoção da lei
- 15/05/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental - 08/05/2017 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
- 25/04/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Matemática no Programa Mulheres Sim: Inclusão e Cidadania. Data: 25 de abril (terça-feira). - 11/04/2017 - Seminário PPGECIM: Matemática no programa mulheres sim: inclusão e cidadania
- 21/02/2017 - Seminário PPGECIM: Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido
- 14/02/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Formação continuada de professores sobre gestão de resíduos sólidos: uma proposta para alfabetização científica nos anos iniciais - 10/02/2017 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
(Eco)formação de professores na educação básica
- 08/11/2016 - Seminário PPGECIM: Explorando Conceitos Básicos de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental
- 07/11/2016 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para educação básica
- 13/09/2016 - Seminário PPGECIM: A Universidade do Minho e Percepções das Tecnologias no ensino de Portugal
- 13/09/2016 - Seminário PPGECIM: Educação Financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica.
- 27/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A genética no ensino fundamental: análise de um processo de ensino a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) - 25/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Teoria dos grafos para o ensino fundamental: desafios lúdicos - 17/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
As contribuições do laboratório de educação matemática Isaac Newton para o ensino de matemática na educação básica na perspectiva da etnomatemática - 16/11/2015 - Seminário PPGECIM: Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: Desafios Lúdicos
- 10/11/2015 - Seminário PPGECIM: A genética no ensino fundamental: análise de um processo de ensino a partir da perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
- 10/11/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Introdução ao estudo da aritmética e da álgebra no ensino fundamental
- 24/08/2015 - Visita do prof. Saturnino de La Torre, Dr. da Universidad de Barcelona
- 24/08/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Projetos criativos ecoformadores: uma proposta de ensino de ciências para o estudo da alimentação saudável - 21/08/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Saberes geométricos no primeiro ano do ensino fundamental: uma experiência tendo por base pressupostos teóricos de Vygotsky - 18/08/2015 - Seminário PPGECIM: As contribuições do laboratório de educação matemática Isaac Newton ...
- 17/08/2015 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: uma proposta para o estudo da alimentação saudável
- 11/08/2015 - Seminário PPGECIM: O estudo de conceitos de ecologia por meio de objetos digitais de aprendizagem
- 30/06/2015 - Seminário PPGECIM: Avaliação do Nível de Aprendizado de Física dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia e proposta de um Curso de Nivelamento
- 29/06/2015 - Seminário PPGECIM: Saberes geométricos no primeiro ano do ensino fundamental - uma experiência tendo por base pressupostos teóricos de Vygotsky
- 22/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O uso de fascículos pedagógicos como estratégia para o ensino de química orgânica no ensino médio - 07/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Princípios da etnomatemática aplicados no processo de ensino de eletricidade no curso profissionalizante - 07/04/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensinar e aprender as ciências nos anos iniciais com as TICS na Rede Municipal de Ensino de Blumenau, utilizando recursos do ambiente do observatório da educação básica
- 23/03/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ilhas interdisciplinares de racionalidade de Fourez aplicado ao ensino de área e volume no ensino fundamental - 03/03/2015 - Seminário PPGECIM - Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade de Fourez aplicado ao ensino de área e volume no ensino fundamental
- 27/02/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
As contribuições dos recursos visuais para o ensino de soluções químicas na perspectiva da educação inclusiva no contexto da surdez - 26/02/2015 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ilhas interdisciplinares de racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios - 24/02/2015 - Seminário PPGECIM - Princípios da etnomatemática aplicados no processo de ensino de eletricidade no curso profissionalizante
- 15/12/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Um estudo sobre as contribuições do PIBID-FURB para a formação inicial de professores de matemática - 08/12/2014 - Seminário PPGECIM: As contribuições dos recursos visuais para o ensino de soluções químicas no contexto da surdez utilizando o tema da automedicação
- 24/11/2014 - Seminário PPGECIM: Ilhas interdisciplinares de racionalidade...
- 18/11/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensinar a apreender as ciências nos anos iniciais com as TICS na Rede Municipal de Ensino de Blumenau, utilizando recursos do ambiente do observatório da Educação Básica - 10/11/2014 - Seminário PPGECIM: Matemática e música em contexto: uma abordagem histórico/didática
- 10/11/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Frações e Música: ligações históricas e atividades didáticas
- 27/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Educação do campo: uso agrícola do solo em Presidente Nereu e seus impactos sobre a biodiversidade e água - 27/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Educação do campo - uso agrícola do solo em Presidente Nereu e seus impactos sobre a biodiversidade e água - 26/08/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ecoformação de professores da educação básica no Programa Novos Talentos da CAPES - 18/08/2014 - Seminário PPGECIM: Criatividade e ecoformação como princípios epistemológicos da rede internacional de escolas criativas
- 29/07/2014 - Seminário PPGECIM: Ecoformação de professores da educação básica no programa novos talentos da CAPES
- 11/07/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Hidrostática: uma proposta visando a aprendizagem significativa
- 24/06/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Projeto ENERBIO – Energia da Transformação - 18/06/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Clube de ciências vinculados ao projeto: “ENERBIO – Energia da Transformação”: ações para a alfabetização científica de estudantes do e ensino médio
- 25/03/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Jogos com conteúdos matemáticos para os anos finais do ensino fundamental - 18/03/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Dificuldades dos alunos no estudo da função afim
- 25/02/2014 - Seminário PPGECIM: Projetos didáticos no ensino da matemática na educação de jovens e adultos
- 25/02/2014 - Seminário PPGECIM: Dificuldades dos Alunos no Estudo da Função Afim
- 14/02/2014 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Números complexos e suas aplicações: uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica
- 13/12/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Hands-on-tec: uma estratégia pedagógica para auxiliar na introdução de conceitos de física moderna e contemporânea - 03/12/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O ensino de ciências nos anos iniciais: a construção do conhecimento científico a partir de uma sequência didática para o estudo das formigas
- 22/10/2013 - Seminário PPGECIM: Números complexos: uma proposta de ensino contextualizado, ligando áreas do conhecimento
- 21/10/2013 - Seminário PPGECIM: Hands-on-Tec: uma proposta de estratégia pedagógica para auxiliar na inserção de conceitos de FMC no ensino básico
- 07/10/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Modelagem Matemática na Educação do Campo: uma aproximação entre conhecimentos matemáticos e saberes locais - 01/10/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Abordagem de conceitos de geometria esférica e hiperbólica no ensino médio usando uma sequência didática
- 27/08/2013 - Seminário PPGECIM: Obesidade e escola: a busca de uma abordagem significativa
- 26/08/2013 - Palestra/oficina: Experimentação no Ensino de Ciências
- 20/08/2013 - Seminário PPGECIM: O ensino de ciências nos anos iniciais: a construção do conhecimento científico a partir de uma sequência didática para o estudo da
- 26/03/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
A resolução de problemas como estratégia para o ensino de eletrodinâmica - 07/03/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Os desastres ambientais freqüentes em Santa Catarina sob a óptica da alfabetização científica
- 25/02/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Comandos cognitivos na resolução de problemas matemáticos: possibilidades de mediação para a construção do conhecimento. - 05/02/2013 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Geometria Analítica na educação básica: primeiros passos no plano cartesiano
- 18/12/2012 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O ensino de sexualidade humana nas aulas de biologia: compreensões de professores da rede pública estadual de Blumenau, SC - 04/12/2012 - Seminário PPGECIM: O ensino de sexualidade humana...