Facebook Twitter Imprimir

NOTÍCIAS


17/08/2016 - Dissertação investiga a filosofia e redes sociais na escola

O mestrando Albio Fabian Melchioretto, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
O título do trabalho é “Uma-aula-que-quer-ser-rizoma: filosofia e redes sociais na escola”.
A Banca Examinadora é formada pelo Presidente: Prof. Dr. Celso Kraemer/FURB; Titulares: Prof. Dr. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo/UNICAMP; Dra. Daniela Tomio/FURB; Suplente: Profa. Dra. Gicele Maria Cervi/FURB.
 
Resumo da dissertação 
 
A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Saberes de Si, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, do Mestrado em Educação da FURB, tem como objetivo compreender as relações possíveis entre o estudo da filosofia, o uso de Redes Sociais Virtuais (RSV) e a noção de rizoma.
 
A pesquisa sobre o estudo de filosofia no Ensino Médio se mostra importante porque sua presença é algo recente na história do ensino secundarista no Brasil. Vivemos em espaços de conexões. O tempo de agora evidencia possibilidades de ligações ininterruptas com o ciberespaço. Novas tecnologias digitais são inseridas e reinventadas em fluxos constantes. Novos espaços, novas possibilidades e novas conexões. As novas tecnologias digitais não eliminam as tecnologias de época, como a escola. A escola, de maneira geral, é perpassada por um discurso de inserção, adaptação ou de resistência às tecnologias digitais que se desvelam o tempo inteiro diante dela.
 
A dissertação é um estudo desenvolvido através de uma experimentação com novas tecnologias digitais, no caso, o uso de RSV. Analiso uma experiência de estudo de um tema filosófico com o uso de RSV envolvendo estudantes de nível de Ensino Médio. Com isso busco identificar aspectos rizomáticos entre o estudo de filosofia e as ferramentas digitais, bem como, discutir, a partir do conceito de rizoma, as possibilidades que as RSV para o estudo de filosofia em sala de aula. A análise de dados é feita a partir dos conceitos de rizoma, de Gilles Deleuze e Félix Guattari e do conceito de Ciberespaço, de Pierre Lévy.
 
A experimentação aconteceu em cinco encontros onde os estudantes utilizaram o Facebook para a realização de diversas atividades. Ela evidenciou que o uso de ferramentas virtuais, muitas vezes condenadas por legislações e renegadas por escolas, podem trazer reflexões, incômodos e oportunidades interessantes. A análise mostra que, o que pode parecer um simples elemento de dispersão ou de fuga dos estudantes diante de esquemas enrijecidos pela escola, apresenta, em realidade, uma flexibilidade de possibilidades, trazendo ao estudante experiências significativas com a filosofia.
Publicação: 17/08/2016 - 09h33 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Atividades realizadas

24/01/2020 14/03/2019 12/03/2019 08/03/2019 07/03/2019 25/02/2019 22/02/2019 20/02/2019 18/02/2019 12/02/2019 04/02/2019 01/02/2019 30/01/2019 25/01/2019 21/01/2019 19/12/2018 17/12/2018 05/12/2018 04/12/2018 30/11/2018 21/11/2018 19/11/2018 14/11/2018 31/10/2018 25/10/2018 23/10/2018 22/10/2018 19/10/2018 08/10/2018 01/10/2018 28/09/2018 28/08/2018 07/08/2018 02/08/2018 01/08/2018 31/07/2018 23/07/2018 13/07/2018 25/06/2018 18/06/2018 05/06/2018 04/05/2018 17/04/2018 17/11/2017 16/11/2017 01/11/2017 26/10/2017 11/10/2017 04/10/2017 02/10/2017 19/09/2017 24/08/2017 22/08/2017 17/08/2017 09/08/2017 08/08/2017 27/04/2017 20/04/2017 04/04/2017 09/12/2016 30/11/2016 23/09/2016 24/08/2016 17/08/2016 15/08/2016 11/08/2016 18/05/2016 13/05/2016 28/04/2016 29/02/2016 02/02/2016 05/11/2013 22/10/2013 07/10/2013 09/07/2013 16/04/2013 25/03/2013 20/02/2013 17/10/2012 28/08/2012


Painel