Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


08/09/2020 - Seminário PPGECIM: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem

Título: Ensino do conceito de limite: aplicação de UEPS para identificar indícios de aprendizagem significativa com estudantes de Ciências Contábeis
Mestrando: Wilson Carlos Eckl
Orientador: Dr. Élcio Schuhmacher
 
Resumo: 
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa de Mídias e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa relacionada ao ensino e à aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), na qual se constatou que estudantes de diversos cursos de graduação do ensino superior apresentam dificuldades de aprendizagem em relação a conceitos relacionados ao CDI. Dessa forma, foi possível definir o seguinte objeto de estudo: o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos relacionados ao CDI, mais especificamente o entendimento que estudantes do ensino superior possuem sobre o conceito de limite de função com uma variável real. Na dissertação, são apresentados os aspectos históricos da criação do CDI, abordando a ideia de que cientistas, no decorrer da história, tiveram dificuldades até chegar à definição formal de limite, um conceito fundamental do CDI. Na sequência, foram tecidas reflexões, estruturadas no pensamento de Ausubel et al. (1980), Novak (1981), Novak e Gowin (1999) e Moreira (2011) sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel, como base para o desenvolvimento da pesquisa. Convergindo as diversas reflexões, definiu-se como questão de pesquisa: O desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para o ensino do conceito de limite de função com uma variável real, permitirá a ancoragem de noções de limite, na estrutura cognitiva do estudante, apontando indícios de aprendizagem significativa? Com isso, o objetivo geral da pesquisa é planejar uma UEPS, composta por uma sequência de atividades didáticas formuladas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, para ser utilizada pelo professor como estratégia pedagógica para o ensino do conceito de limite de função com uma variável real. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e foi aplicada a estudantes matriculados na disciplina de Matemática de um curso de ensino superior em Ciências Contábeis, utilizando a estratégia de pesquisa-ação. Também, foram realizadas análises de categorias.
 
Palavras-chaves: Aprendizagem Significativa. UEPS. Ensino de CDI. Conceito de Limite.
 

Data: 08/09
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Bloco S - Plataforma Teams - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação


Painel