Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


20/02/2020 - Seminário PPGECIM: A Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades práticas

Mestranda: Vanessa Lima Bertolazi Simon

Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira

 

Resumo

 

Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e tem como principal objetivo elaborar e aplicar uma sequência de atividades experimentais envolvendo crianças do Núcleo de Educação Infantil Nova Geração, situado no município de Balneário Camboriú-SC. Além da aplicação almejou-se  analisar as contribuições destes experimentos, inseridos no contexto da Alfabetização Científica e Tecnológica como possíveis elementos de exploração dos campos de experiência em conformidade com os Direitos de Aprendizagem, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A educação em Ciências deve proporcionar a todas as crianças a oportunidade de desenvolver capacidades que nelas despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações e indagações, acerca dos fenômenos naturais e cotidianos, buscando desenvolver uma postura crítica, realizar questionamentos e tomar decisões fundamentadas em critérios objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada. Quando considerada a educação na atualidade, observa-se uma crescente preocupação no sentido de oferecer às crianças, desde a educação infantil, uma formação científica que permita possibilidades outras de desenvolvimento intelectual e, também, as novas perspectivas acerca do conhecimento científico. Esta pesquisa parte do pressuposto que o ensino de ciências deve começar na primeira infância levando em consideração as potencialidades de favorecimento e desenvolvimento intelectual de áreas correlatas que envolvem, por exemplo, as linguagens e a matemática. A utilização dos experimentos propostos aguçou a curiosidade das crianças, viabilizando a exploração de seu entorno e o exercício de descobrir e (re)inventar seus modos imagéticos, como importantes aspectos para o desenvolvimento cognitivo e social.

 

Palavras-chaves: Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; BNCC; atividades práticas.

 


Data: 20/02
Horário: 1400
Local: Câmpus 1 - Sala S-201 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Fevereiro/2020 (alterar)



Painel