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EVENTOS REALIZADOS


25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil

Título: Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil
Mestrando: Heloize Cristina da Cunha
Orientadora: Profª Drª Arleide Rosa da Silva
Co-Orientadora: Profª Msc. Roberta A. Pereira
 
Resumo
 
As crianças apresentam muita curiosidade pelo mundo que as cerca, principalmente nos primeiros anos de vida. Cada descoberta vem carregada de surpresa e indagações. Esse projeto nasceu a partir da demanda de um Centro de Educação Infantil (CEI) que pretende desmistificar o papel do ensino de Ciências e a natureza do conhecimento científico. A direção e coordenação pedagógica do CEI Augusto Koester buscaram uma parceria com a FURB para implantar um “laboratório de Ciências” na instituição. Assim, justifica-se essa proposta de pesquisa pois as professoras serão capazes de explorar as habilidades científicas de crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) em um novo espaço de investigação e aprendizagem. Entendemos a importância de uma investigação que almeje a formação de professores para a promoção de sua educação científica num contexto de ensino por investigação. Nesse contexto, elegemos como principal objetivo fomentar os saberes docentes a partir da formação continuada de professores explorando espaços de educação científica num Centro de Educação Infantil. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática”  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC. Adotamos uma abordagem qualitativa a partir da modalidade de investigação-ação (TRIPP, 2005; COUTINHO et al.,2009) e a elaboração de categorias para análise dos dados coletados está sendo realizada a partir do sistema compilado por Azevedo e Abib (2013) que contribuem para a elaboração de saberes docentes em Ciências. Para ancorar essa premissa nos pautamos na Base Nacional Comum Curricular que se alicerça sob dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a educação infantil que são as interações e as brincadeiras permitindo “experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização” (BRASIL, 2017). O fato de não se ensinar Ciências em idade tenra pode invocar uma suposta incapacidade intelectual das crianças e uma forma de discriminá-las como sujeitos sociais (MALAFAIA E RODRIGUES, 2008). Partindo da necessidade do CEI, propomos práticas educativas experenciais das quais podemos citar a construção de um herbário e um insetário para atender as professoras que estavam abordando temas Insetos e Botânica. As práticas aconteceram no Laboratório de Botânica da FURB e foram divididas em duas partes: (a) Preparação de um herbário ministrado pela professora Roberta A. Pereira do Departamento de Ciências Biológicas e (b) Preparação de um Insetário ministrado pelo acadêmico e voluntário João Vitor do curso de Ciências Biológicas. Ao retornarem ao CEI, as professoras foram incentivadas a adequarem esses novos conhecimentos e relatarem suas vivências. Os resultados preliminares apontam que ao longo de cinco encontros de formação docente, as professoras passaram a experenciar/experimentar novas atividades e espaços de aprendizagem de educação científica.
 

Data: 25/11
Horário: 19h30
Local: A - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Novembro/2019 (alterar)



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