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EVENTOS REALIZADOS


25/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação para prevenção de desastres: práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica

Título: Educação para prevenção de desastres: práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica
Mestrando: Keli Castro Carneiro 
Orientador: Daniela Tomio
 
Resumo
 
A frequência e os impactos dos desastres de origem natural vêm aumentando no Brasil e no mundo em decorrência de fatores ambientais e socioeconômicos. Partindo da compreensão do sentido social da educação e da necessidade de fomento de uma cultura de prevenção, o presente estudo tem como objeto a educação escolar com crianças para prevenção e redução de risco de desastres. A pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) apresenta como objetivo geral a elaboração de referentes para subsidiar o desenvolvimento de práticas educativas com crianças na escola com foco na cultura de prevenção de riscos de desastres, considerando suas articulações com a Alfabetização Científica. Realizamos primeiramente um percurso de investigação bibliográfico, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) propor referentes, com base na articulação teórica entre de fundamentos da educação para prevenção de Desastres e os princípios da Alfabetização Científica, para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de riscos de desastre na escola; b) construir um produto educacional para/com professores com práticas educativas para crianças do ensino fundamental com foco na promoção de uma cultura de prevenção de riscos de desastre, considerando os referentes elaborados. Com o produto educacional em construção, desenvolvemos um segundo percurso investigativo de campo, com o objetivo específico de: c) compreender as implicações do produto educacional com foco na promoção de uma cultura de prevenção de riscos de desastre a partir da perspectiva de estudantes de Pedagogia. O primeiro percurso investigativo consistiu em uma pesquisa bibliográfica que resultou na sistematização de uma proposta de referentes, considerando as dimensões: I – Fenômenos naturais e antrópicos que originam os desastres; II - Fatores subjacentes envolvidos na configuração dos desastres em nível local e global; III – Prevenção de desastres e desenvolvimento da percepção de risco individual e coletiva, IV – Papéis dos atores sociais envolvidos no enfrentamento dos riscos de desastres e resposta a eventos. No percurso investigativo de campo, desenvolvemos uma pesquisa colaborativa a partir de um curso de formação ofertado à acadêmicas(os) do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau. Nas dez horas de curso foram desenvolvidas atividades dentro de uma metodologia ativa de rotação por estações com base nos referentes construídos. Foram gerados dados a partir de gravações de áudio e vídeo, diário de campo, questionários aos participantes e materiais produzidos no decorrer das atividades. As análises nos permitiram inferir que: a) a educação em Ciências com vistas à Alfabetização Científica, preocupada com o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, da comunicação e do debate ético bem como com o desenvolvimento de possibilidades coletivas de manejo do entorno, pode contribuir significativamente para a educação para prevenção e redução dos riscos de desastres e que b) os referentes desenvolvidos no diálogo entre os dois campos podem subsidiar a criação e o desenvolvimento de práticas educativas que promovam o enfrentamento dos riscos e a redução das vulnerabilidades das populações afetadas por desastres de origem natural.

Data: 25/11
Horário: 18h30
Local: Câmpus 1 - Sala S-224 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Novembro/2019 (alterar)



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