EVENTOS REALIZADOS
05/11/2019 - Seminário PPGECIM: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
Título: Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática
Mestranda: Patrícia Adriane Luzzi
Orientadora: Tânia Baier
Resumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e apresenta como objetivo geral desenvolver a Educação Financeira relacionada com Educação Ambiental, com educandos da Educação Básica, durante aulas de Matemática por meio de atividades didáticas relacionadas com impactos no meio ambiente, causados pelo consumismo exagerado. Esta pesquisa foca o panorama de impactos ambientais no qual o planeta se encontra, sendo apresentadas atividades didáticas relacionadas com conteúdos matemáticos da matriz curricular da Educação Básica que ressaltam a maneira como o consumismo exagerado produz resíduos sólidos agredindo o meio ambiente e destacando a sensibilização dos educandos sobre o uso do plástico. No desenvolvimento do conjunto de atividades didáticas foram usados dados de reportagens de jornais científicos e Organizações Não Governamentais voltadas à conservação do meio ambiente. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. O percurso investigativo, referindo-se à natureza da pesquisa, segue os princípios qualitativos e em relação aos procedimentos, a pesquisa de campo do tipo investigação-ação. O campo de investigação foi a sala de aula da professora-pesquisadora e os sujeitos investigados, educandos de uma escola pública do município de Indaial, Santa Catarina. A aplicação aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro em uma oficina no contraturno escolar, com educandos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e o segundo momento, durante as aulas de Matemática, com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Relata-se na dissertação, a aplicação das atividades e são tecidas considerações didáticas que possam vir a auxiliar professores sobre eventuais dificuldades às quais os educandos possam vir a apresentar. A análise dos dados obtidos foi elaborada seguindo os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados indicam que os educandos tiveram aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos e ainda puderam refletir sobre questões de consumismo, percebendo os impactos causados no meio ambiente devido a ações desse tipo. Por fim, o conjunto de atividades didáticas dessa dissertação resultou em um produto educacional que pode ser ressignificado por professores da Educação Básica que busquem promover em suas aulas de Matemática, Educação Financeira e Educação Ambiental.
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e apresenta como objetivo geral desenvolver a Educação Financeira relacionada com Educação Ambiental, com educandos da Educação Básica, durante aulas de Matemática por meio de atividades didáticas relacionadas com impactos no meio ambiente, causados pelo consumismo exagerado. Esta pesquisa foca o panorama de impactos ambientais no qual o planeta se encontra, sendo apresentadas atividades didáticas relacionadas com conteúdos matemáticos da matriz curricular da Educação Básica que ressaltam a maneira como o consumismo exagerado produz resíduos sólidos agredindo o meio ambiente e destacando a sensibilização dos educandos sobre o uso do plástico. No desenvolvimento do conjunto de atividades didáticas foram usados dados de reportagens de jornais científicos e Organizações Não Governamentais voltadas à conservação do meio ambiente. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. O percurso investigativo, referindo-se à natureza da pesquisa, segue os princípios qualitativos e em relação aos procedimentos, a pesquisa de campo do tipo investigação-ação. O campo de investigação foi a sala de aula da professora-pesquisadora e os sujeitos investigados, educandos de uma escola pública do município de Indaial, Santa Catarina. A aplicação aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro em uma oficina no contraturno escolar, com educandos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e o segundo momento, durante as aulas de Matemática, com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Relata-se na dissertação, a aplicação das atividades e são tecidas considerações didáticas que possam vir a auxiliar professores sobre eventuais dificuldades às quais os educandos possam vir a apresentar. A análise dos dados obtidos foi elaborada seguindo os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados indicam que os educandos tiveram aprendizagens significativas de conteúdos matemáticos e ainda puderam refletir sobre questões de consumismo, percebendo os impactos causados no meio ambiente devido a ações desse tipo. Por fim, o conjunto de atividades didáticas dessa dissertação resultou em um produto educacional que pode ser ressignificado por professores da Educação Básica que busquem promover em suas aulas de Matemática, Educação Financeira e Educação Ambiental.
Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Ambiental. Aprendizagem Significativa. Ensino de Matemática. Plástico.
Data: 05/11
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Sala S-303 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação
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