Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


11/11/2019 - Seminário PPGECIM: As implicações da metodologia de investigação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Mestranda: Rúbia Patrícia Vieira
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva
 
Resumo
 
Sabemos que a Matemática, é classificada pelo senso comum, como uma ciência exata, objetiva, difícil e principalmente incontestável. Em sala de aula, quando ensinada de forma que todas as situações apresentadas são fornecidas, sem possibilitar questionamentos, ela não leva os estudantes a refletirem sobre o que fazem, contribuindo para a continuidade deste entendimento. Por outro lado, quando é apresentada de forma que os estudantes possam levantar conjecturas sobre as situações propostas, analisando, questionando e buscando por si próprios as soluções, ela os leva a refletirem, tornando-os autônomos e possibilitando o verdadeiro entendimento do que foi estudado, gerando pensamento crítico sobre o que estão fazendo. Deste modo eles passam a se empoderar do conhecimento para poder aplicá-lo em outras situações. Segundo vários pesquisadores a Metodologia de Investigação tem potencial para o desenvolvimento destas práticas uma vez que buscam levar os alunos a refletirem sobre o que está sendo solicitado e buscar caminhos para solucionar os problemas propostos. Diante disso, a pesquisa “Tarefas Investigativas, buscando uma Aprendizagem Matemática com Equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”,  foi desenvolvida com o objetivo geral de investigar tarefas investigativas junto a estudantes dos anos iniciais, que se mostrem potencialmente favoráveis à promoção de aprendizagem com equidade em aulas de Matemática. Nela foram desenvolvidas 12 tarefas investigativas envolvendo conteúdos matemáticos aplicados ao 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da metodologia da Investigação, seguindo suas três etapas: (1) formulação e exploração da tarefa inicial; (2) formulação, verificação de conjecturas sobre a tarefa em estudo e busca de aperfeiçoamento das mesmas e; (3) socialização, confirmação e sistematização dos resultados. Na análise das tarefas, realizada com base nas observações durante o desenvolvimento da atividade, análise do material escrito dos alunos e de gravações, buscou-se verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, assim como da autonomia, criatividade, criticidade e do raciocínio lógico. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática e foi desenvolvida seguindo os princípios qualitativos em relação ao procedimento, sendo a pesquisa de campo do modelo investigação-ação. Neste seminário será apresentada a teoria de Investigação Matemática, que fundamenta esta pesquisa, também será desenvolvida, junto aos participantes, uma atividade baseada nesta metodologia e, ao final será apresentada a aplicação e análise desta mesma atividade junto aos estudantes colaboradores desta pesquisa.
 
Palavras-chave: Práticas Educativas. Narrativas. Metodologia da Investigação Matemática. Anos Iniciais. Ensino de Matemática. Equidade.

Data: 11/11
Horário: 20h20
Local: Câmpus 1 - Sala I-501 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Novembro/2019 (alterar)



Painel