Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


13/08/2019 - 1º Seminário de Patrimônio Arquitetônico no Vale do Itajaí (em memória de Simão Gramlich)

A Universidade Regional de Blumenau recebe no dia 13 de agosto de 2019 o 1º Seminário de Patrimônio Arquitetônico no Vale do Itajaí. A primeira edição do encontro homenageia o arquiteto alemão Simão Gramlich, que viveu em Blumenau e produziu uma série de obras importantes para a história da Arquitetura do Vale do Itajaí.  Este é um importante evento para a região, pois basta caminhar com um olhar atento pelas cidades do Vale do Itajaí para perceber a riqueza arquitetônica que possuem, com muitas edificações dos séculos XIX e XX em variadas linguagens arquitetônicas indo do Ecletismo ao Brutalismo. O Seminário iniciará às 8h30 e terá seu encerramento às 21h30. Os palestrantes convidados são profissionais com profundo conhecimento sobre o Patrimônio Histórico no Vale do Itajaí, a maioria deles tem sua carreira envolvida com a luta pela preservação desses bens. 
 
Apesar deste atestado de valor sobre estas edificações ainda faltam estudos que nos revelem mais sobre as características destas obras, seus autores e sua composição com o contexto urbano das cidades tanto no momento de sua construção quanto na atualidade. Assim, este Seminário tem como objetivo colaborar com a divulgação de estudos acerca do Patrimônio Arquitetônico do Vale do Itajaí bem como formar uma rede de pesquisadores interessados em produzir conhecimento neste sentido. Busca-se também estimular estudantes de diversas áreas como História, Arquitetura e Urbanismo, e Geografia, por exemplo, para adentrarem neste campo de pesquisa. 
 
A primeira palestra do Seminário será ministrada por Ronaldo Wink, arquiteto urbanista, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul que trará ao público informações inéditas sobre produção arquitetônica de Simão Gramlich no Rio Grande do Sul. Esta iniciativa é muito feliz pois este 1º Seminário foi dedicado a memória de Simão Gramlich, arquiteto alemão que escolheu Blumenau como seu lar e que viveu por 35 anos. No ano de 2018 completou-se o cinquentenário de falecimento de Gramlich. A palestra a ser ministrada por Ronaldo compõe uma Ação Cultural do projeto coordenado por Iara Coninck, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoia à Cultura, vencedor do Prêmio Herbert Holetz. Gramlich é famoso pela autoria de projetos de igrejas, como por exemplo a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar, Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, Igreja Matriz São João Batista, em São João Batista, e Igreja Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque. Devido a um levantamento realizado em Blumenau, sabe-se que apenas nesta cidade o arquiteto realizou mais de 500 projetos, sendo que 72 dos que foram concretizados ainda existem.  Para complementar ainda mais a apresentação das obras de Simão Gramlich ao público, durante o Seminário, haverá a palestra com o arquiteto urbanista Ronaldo Wink, especialista nas obras de Gramlich desenvolvidas no Rio Grande do Sul. A criação do seminário partiu da realização da exposição "Simão Gramlich: percursos arquitetônicos em Blumenau". A iniciativa é da historiadora Thayse Fagundes e Braga, que atualmente está escrevendo uma tese de doutorado sobre o arquiteto. 
 
Também haverá palestras sobre temas e locais de pesquisa para estudos em História da Arquitetura em Santa Catarina, sobre dilemas de políticas públicas que envolvem preservação patrimonial, identidade e turismo, e sobre experiências, estratégias e desafios na preservação. Provocando o encontro e diálogo constantes entre História e Arquitetura, serão discutidos os acervos documentais e o estudo da História da Arquitetura no Vale e as Perspectivas da Preservação do patrimônio dos imigrantes no vale do Itajaí.  
Público Alvo: estudantes e pesquisadores de diversas áreas como História, Arquitetura e Urbanismo, GeografiaO evento é aberto a toda comunidade.  
 
 
Confira a programação: 
8h30 – Abertura 
9h00 - Palestra 1: Ronaldo Wink – Obras de Simão Gramlich no Rio Grande do Sul 
10h50 – Palestra 2Thayse Fagundes e Braga - “Obras de Simão Gramlich em Santa Catarina 
11h20 – Palestra 3Guido Kaestner – Ventos de Kulturverein nas obras de Hans Broos 
14h30 – Visita guiada à exposição “Simão Gramlich: Percursos Arquitetônicos em Blumenau” 
15h00 – Palestra 4Thayse Fagundes e Braga – “Temas e Locais de pesquisa para estudos em História da Arquitetura em Santa Catarina. 
15h40 – Palestra 5: Viviane Caliskevstz – Preservação patrimonial versus turismo e identidade local: o dilema das políticas públicas no município de Ibirama SC. 
16h20 – Palestra 6: Alexandra Demenighi - “Patrimônio Cultural Edificado de Blumenau – experiências, estratégias e desafios na preservação 
17h00 – Palestra 7Sueli Petry – “Acervos documentais e o estudo da História da Arquitetura no Vale 
18h30 – Mesa Redonda Cristina Ferreira e Yone Yara Pereira (mediada por Darlan Jevaer Schmitt) - Diálogos entre História e Arquitetura” 
20h00 - Palestra 9: Marco Antônio Minozzo Gabriel Perspectivas da Preservação do patrimônio dos imigrantes no vale do Itajaí”. 
21h - Encerramento 

Data: 13/08
Horário: 08h30 às 21h
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: Divisão de Cultura | cultura@furb.br | 47-3321-0937
Publicação: Cultura

Agosto/2019 (alterar)



Painel