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EVENTOS REALIZADOS


15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda

Seminário PPGECIM: Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda.
Mestrando: Mariani de Souza Silveira
Orientador: Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva

Resumo
Os sistemas de moda conhecidos por fast fashion e slow fashion representam os dois opostos de produção no que se refere à sustentabilidade dos sistemas têxteis produtivos. Os profissionais egressos de cursos de moda são fundamentais para manter o crescimento sustentável deste segmento da economia e as instituições de ensino superior - IES deveriam assumir a liderança de estudos sobre temas como a sustentabilidade de maneira integrada aos programas educacionais. Os alunos em formação na área de Moda precisam ser incentivados a repensar a moda, os métodos de produção e as práticas de design de modo que sejam co-participantes de propostas que atendam o novo perfil de consumidores de moda. Partindo dessa premissa, o objetivo geral dessa pesquisa foi explorar as contribuições de espaços de educação não formal para a criação de um projeto educativo de moda sustentável e mais especificamente: a) Desenvolver práticas educativas sustentáveis num espaço de educação não formal integrando as disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - CST/DM do IFSC/Campus Gaspar; b) Avaliar as práticas educativas desenvolvidas no CST/DM baseando-se nas três dimensões da sustentabilidade: social, econômica e ambiental; e c) Elaborar um produto educacional para profissionais da área de moda que adotem espaços de educação não formal como recurso educativo na elaboração de projetos de moda sustentáveis. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECIM/FURB, e configura-se por uma abordagem qualitativa a partir de um estudo bibliográfico e da modalidade de investigação-ação definida por David Tripp. Para a análise e interpretação dos dados coletados, nos baseamos em investigações de Padilha (2009) e Araújo (2014), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU (2015) e no Fórum Sustentável Global Fashion Agenda – GFA (2018), para a elaboração das categorias de análise. Foi organizada em encontros presenciais (etapa 1, 2 e 3) em espaços de aprender distintos, tanto no Museu Hering como no IFSC/Campus Gaspar com alunos do CST/DM. Podemos indicar alguns resultados preliminares como: a) Contribuição dos alunos para a criação de uma Teciteca, arquivo de tecidos para a pesquisa de acadêmicos do curso de Design de Moda; b) Desdobramento do projeto educativo ‘Moda Sustentável’, transformado em projeto de extensão do curso de Design de Moda, pois o projeto pedagógico do curso - PPC prevê que sejam desenvolvidas atividades de extensão ao longo do mesmo; e c) Ampliação do repertório científico dos alunos do curso de Design de Moda sobre a temática de sustentabilidade em seu meio profissional. Esta pesquisa mostra também que é possível inserir no contexto da educação superior na área de Moda, uma abordagem teórico metodológica ainda incipiente neste ambiente e que se apresenta como promissora para as discussões de currículos que visem à sustentabilidade sob seus três princípios básicos: social, econômica e ambiental.


Data: 15/04
Horário: 11h
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Abril/2019 (alterar)



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