Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise das contribuições e mudanças do ensino através da formação...

Seminário PPGECIM: Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise das contribuições e mudanças do ensino através da formação de professores.
Mestrando: Rafael de Camargo Pedroso
Orientador: Prof. Dr. Maurício Capobianco Lopes

Resumo
Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB) - SC, apresenta uma pesquisa realizada cujo objetivo geral é analisar as contribuições e mudanças após uma formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. Trata-se de uma pesquisa-ação que teve como amostra 148 professores de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Balneário Camboriú. A pesquisa é justificada por ser a formação continuada de professores um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários às práticas do docente e por ser pouco empregado os métodos ativos de ensino no Brasil. Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram as anotações do professor-pesquisador, materiais produzidos ao longo da formação, documentos institucionais, fotos e vídeos. Objetivamos analisar as mudanças provocadas nas práticas pedagógicas e no papel do professor, verificar a aceitação e posicionamento dos estudantes frente as metodologias ativas de ensino e analisar o impacto da formação destas na organização dos espaços educacionais físicos e digitais. Por fim, destacamos a relevância de mais um objetivo da pesquisa que é o produto educacional, sendo este um e-book com as reflexões das práticas implementadas pelos docentes, cujo o intuito é fomentar o uso das metodologias ativas e orientar professores e demais profissionais que se interessarem pelo tema.


Data: 15/04
Horário: 9h
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Abril/2019 (alterar)



Painel