EVENTOS REALIZADOS
15/04/2019 - Seminário PPGECIM: Discutindo Alfabetização Científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências
Seminário PPGECIM: Discutindo Alfabetização Científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências.
Mestrando: Silvana Iasseck do Nascimento Franco
Orientador: Profa Dra Arleide Rosa da Silva
Resumo
A presente pesquisa foi incentivada, pela necessidade de propor novas formas de construção de conceitos, movidos pela inquietação de promover práticas educativas experimentais, que fomentem nos alunos, um espírito questionador e investigativo. Por isso, seu principal objetivo foi contribuir para o redimensionamento da prática educativa experimental nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da alfabetização científica e traçamos como objetivos específicos: 1) Desenvolver práticas educativas experimentais, com foco na alfabetização científica, no laboratório de Ciências, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental; 2) Analisar as habilidades científicas, que podem ser alcançadas a partir de práticas educativas experimentais desenvolvidas com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental; e 3) Elaborar um produto educacional (denominado trilha formativa) voltado ao desenvolvimento de habilidades científicas integradas às propostas didáticas escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM, da Universidade Regional de Blumenau - FURB – SC e com relação ao aspecto metodológico, é de natureza qualitativa baseada na investigação-ação (TRIPP 2005), que tem como estratégia o aprimoramento do processo ensino e aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são 24 alunos do 1º ano do ensino fundamental, matriculados no período vespertino em 2018 no Centro Educacional Municipal Ariribá, situada na cidade de Balneário Camboriú, região norte de Santa Catarina. Utilizamos como referência, para categorização dos dados coletados durante a pesquisa e compreensão do alcance das ações dos alunos, a respeito do conhecimento em Ciências - que designamos nessa pesquisa de habilidades científicas - um estudo de Mariana Vaitiekunas Pizarro e Jair Lopes Junior (2016) que, descreve três grandes categorias, para a observação dos indicadores de AC: habilidades dos alunos, argumentação dos alunos e implicações sociais. Dentre as habilidades desenvolvidas pelos alunos dos anos iniciais, durante as práticas educativas experimentais, nos propomos a integrar as habilidades científicas com as habilidades de Alfabetização e Língua Portuguesa descritas na BNCC. Direcionamos nosso olhar para aquelas que estão diretamente ligadas à escrita e a leitura, visto que os alunos estão em fase de alfabetização e entendemos que é possível alfabetizar na “língua mãe” a partir do contexto científico.
A escolha de observação a luz de uma Alfabetização Científica se fez necessária devido a Proposta Municipal de Ensino já fazer essa indicação. Além disso, conhecer o universo dos alunos que estão ingressando no Ensino Fundamental sempre foi uma questão em aberto, devido estarem na fase de apropriação dos códigos da língua escrita. Como resultados preliminares, os indicadores de AC adotados, nos dão suporte para afirmar o alcance de habilidades como, ler e escrever em Ciências, em algumas das atividades desenvolvidas com os alunos desse nível de
Data: 15/04
Horário: 10h
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Abril/2019 (alterar)
- 30/04 - Palco Giratório: espetáculo "A Mulher Arrastada"
- 29/04 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 26/04 - Seminário PPGQ: Análises em leite cru refrigerado
- 26/04 - Seminário PPGQ: Determinação da Constante de Equilíbrio utilizando Imagens Digitais
- 24/04 - Intervalo Musical com a Furb Jazz Band
- 24/04 - CineSesc apresenta – Mostra Territórios hostis – “Fátima”
- 22/04 a 30/04 - Exposição Itinerante de fotografias “Mbyá Rekó: o modo de ser Mbyá-Guarani”
- 22/04 - Seminário PPGECIM: A ecotransformação continuada de professoras eligando saberes e sentidos num centro de educação infantil
- 22/04 - Palestra: Solução de Conflitos e Administração Tributária
- 22/04 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva
- 17/04 - Universidade Aberta - Quebrando preconceitos, construindo respeito: lutas e resistências dos povos indígenas
- 17/04 - CineSesc apresenta – Mostra Territórios hostis – “Futuro Perfeito”
- 17/04 - Banca de dissertação de Banca de dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional
- 15/04 - Seminário PPGECIM: Práticas educativas para o desenvolvimento de produtos de moda sustentáveis no ensino superior dos cursos da área de moda
- 15/04 - Seminário PPGECIM: Discutindo Alfabetização Científica a partir de práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências
- 15/04 - Seminário PPGECIM: Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise das contribuições e mudanças do ensino através da formação...
- 15/04 - Seminário PPGECIM: Programação Linear para o Ensino Médio: Aplicações de Função afim, Inequações de primeiro grau, Sistemas lineares e traçado...
- 13/04 - Encontro Regional de Conscientização sobre a Doença de Parkinson
- 12/04 - Terapia Comunitária - Projeto Teia da Vida
- 11/04 - Semana da Língua Alemã - Palestra: A Língua Alemã e a Formação Profissional
- 11/04 - Semana da Língua Alemã 2019 - Palestra - Aspectos da Cultura Alemã - Prof. Dimas Oliveira
- 11/04 - Banca de tese de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
- 10/04 - #Chegaí FURB: o Desafio de conviver com as diferenças
- 10/04 - CineSesc apresenta – Mostra Territórios hostis – “Era o Hotel Cambridge”
- 09/04 a 03/05 - Exposição “Reflexão das Águas”, por Ricardo Kugler
- 09/04 a 10/04 - Feira de Economia Solidária
- 09/04 - Seminário PPGEA: Sequenciamento de alto desempenho aplicado à ecologia microbiana: do delineamento experimental à análise dos dados.
- 08/04 - Oficina - Teoria dos grafos para o ensino fundamental: desafios lúdicos
- 05/04 a 13/04 - Exposição “Biblioteca, Livros e a Língua Alemã” – Semana da Língua Alemã 2019
- 05/04 - Momento Zen (Práticas de bem-estar e relaxamento)
- 03/04 - Oficina de Gestão do Tempo
- 03/04 - Oficina de Gestão do Tempo
- 03/04 - CineSesc apresenta – Mostra Territórios hostis – “Martírio”
- 02/04 - Banca de tese de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
- 01/04 a 17/04 - Exposição Itinerante de fotografias “Mbyá Rekó: o modo de ser Mbyá-Guarani”
- 01/04 - O Teatro de Blumenau - Roda de Conversas
- 01/04 - Conheça o Intercâmbio FURB
- 01/04 - Conversation Club IsF "April Fools' day"
- 01/04 - Banca de dissertação de Mestrado em Química