Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


18/03/2019 - Seminário PPGECIM: A WebQuest como estratégia de avaliação aplicada no ensino de neurociências: uma proposta de análise a partir da obra de Foucault.

Mestrando: Linsmar Nascimento Lenartovicz
Orientador: Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira
 
Resumo
A dissertação está inserida na linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” e tem como principal objetivo analisar a utilização da ferramenta WebQuest como um possível recurso para a avaliação da aprendizagem do tema memória e plasticidade cerebral. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e em consonância com os cuidados éticos, os participantes foram devidamente orientados e esclarecidos acerca de todas as etapas da pesquisa. Para compreensão dos dados foi realizada uma análise de conteúdo e para ampliar as possibilidades de discussão, com base no referencial foucaultiano, foi realizada uma análise do discurso, para a qual foram elaboradas quatro categorias de análise. As categorias criadas orientaram a investigação, em conformidade com a prerrogativa de que a subjetividade permeia o enunciado e o discurso. A discussão acerca dos efeitos da verdade, da normalização, da reprodução e da vigilância são destacados na abordagem, sugerindo um estreitamento da relação entre o aspecto teórico e o metodológico, bem como o entendimento de que o discurso produz determinados sujeitos e múltiplos significados. Assim, como resultados da análise, mais do que sugerir a veracidade dos discursos, procurou-se entender os efeitos do poder nos sujeitos, como possibilidade de compreensão dos elementos que permitem a discussão da avaliação do tema em questão e da aplicabilidade da WebQuest como alternativa metodológica para avaliação da aprendizagem.
 
Palavras-chave: Avaliação, WebQuest, discurso, poder, Michel Foucault. 

Data: 18/03
Horário: 17h30
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Março/2019 (alterar)



Painel