Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


12/11/2018 - Seminário PPGECIM: Robótica Educativa, na construção do pensamento matemático

Título: Robótica Educativa, na construção do pensamento matemático
Preletor: Franciella Aragão
Orientador: Prof. Dr. Elcio Schuhmacher
 
RESUMO
Este resumo relata a utilização prática da Robótica Educativa nas aulas de matemática. Desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Final de uma escola pública, a pesquisa tem como pressuposto teórico a Aprendizagem Significativa de Ausubel (1980). O propósito dessa investigação foi analisar como acontece a aprendizagem desses alunos a partir dos subsunçores que se encontram presentes na estrutura cognitiva. E se torna eficaz quando há predisposição para aprender e o material ser potencialmente significativo. Tem como expoente principal a RE (Robótica Educativa) e seus artefatos físicos no estudo dos movimentos, focando mais na aprendizagem do que no ensino. A ideia inicial foi verificar se os alunos do ano em questão conseguem desenvolver melhor a construção de conceitos para a elaboração do pensamento matemático, tornando-os mais intuitivos e menos abstratos. Durante a estratégia constroem-se protótipos de robôs que são utilizados para a verificação de fórmulas matemáticas, no qual preveem os resultados a serem questionados de maneira colaborativa. Essas previsões permitiram que as ideias e conceitos matemáticos pudessem ser assimilados primeiro no inter e depois, passar para o intrapessoal. Alguns conceitos discutidos foram a constante PI, regras de três inversamente proporcionais e construção de gráficos lineares a partir das velocidades instantâneas. Pode-se afirmar que é possível que haja uma educação brasileira que contemple o uso da Robótica Educativa, porém, falta efetivá-la.
 
Palavras-chave: Robótica Educativa. Conceitos Matemáticos. Aprendizagem significativa.

Data: 12/11
Horário: 10h
Local: Câmpus 1 - Sala S-209 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Novembro/2018 (alterar)



Painel