EVENTOS REALIZADOS
27/11/2018 - Seminário PPGECIM: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva...
Título: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva para educação científica de crianças
Mestranda: Taise Lunelli
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Daniela Tomio
Resumo
A dissertação “E se aulas de Ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um Clube de Ciências? Contribuições para educação científica de crianças” foi desenvolvida no grupo de pesquisa em “Ensino de Ciências Naturais e Matemática”, pertencente à linha de pesquisa “Didática das Ciências e da Matemática, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau”. Esta pesquisa é desenvolvida de forma a articular compreensões sobre o Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais a partir do desenvolvimento de um Clube de Ciências em um contexto de educação formal, e os pressupostos da Pedagogia Freinet, tendo como objeto de análise as contribuições desse contexto para educação científica de crianças em uma escola pública. A partir disso, o problema que mobilizou nossa pesquisa é Quais implicações em transformar aulas de Ciências da Natureza que acontecem nos anos iniciais da escola em um Clube de Ciências para educação científica de crianças?Para sua investigação,objetivamos inicialmente elaborar referentes, a partir da Pedagogia Freinet e dos objetivos para educação científica formal, a fim de orientar o funcionamento de um Clube de Ciências nos anos iniciais. Na sequência, buscamos propor e descrever o desenvolvimento de um Clube de Ciências em um contexto de educação formal de anos iniciais em uma escola pública, considerando os referentes organizados. Para isso, desenvolvemos uma investigação-ação com um coletivo de estudantes do 4° ano, dos anos iniciais, de uma escola pública da cidade de Presidente Getúlio/SC. Com o funcionamento do Clube de Ciências objetivamos analisar práticas educativas promovidas no Clube de Ciências para educação científica das crianças, tendo como tema a biodiversidade da escola. Nesses encontros, os dados foram gerados a partir de instrumentos, como observação participante a partir da técnica de registros de campo pela pesquisadora e análise documental dos registros dos estudantes nos seus cadernos e em correspondências trocadas com os estudantes e a sua professora. Por fim, destacamos a relevância de mais um objetivo da pesquisa que consistiu em elaborar um produto educacional. Esse produto consiste em um guia com sugestões para professores que atuam nos anos iniciais organizarem tempos e espaços para educação cientifica das crianças a partir transformação das aulas de ciências, na educação formal, em um Clube de Ciências.
Palavras-chave: Educação Científica. Anos iniciais. Clubes de Ciências. Pedagogia Freinet. Biodiversidade.
Data: 27/11
Horário: 14h
Local: Câmpus 1 - Sala I-205 - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação
Novembro/2018 (alterar)
- 30/11 - Concerto da Orquestra da Furb - Natal em Indaial
- 29/11 - “Ao Aroma do Café: as fotografias de Armínio Kaiser” - Mostra Permanente de Cinema Roberto Bernhard Disse
- 29/11 - Banca de dissertação de Mestrado em Administração
- 29/11 - Banca de dissertação de Mestrado em Educação
- 28/11 - Hub Cultura FURB: sua sala de estar na rua
- 28/11 - CineSesc Apresenta – Mostra Ingmar Bergmann - “Morangos silvestres
- 27/11 a 28/11 - Feira de Economia Solidária
- 27/11 - Seminário PPGECIM: E se aulas de ciências que acontecem nos anos iniciais da escola se transformassem em um clube de ciências? Uma perspectiva...
- 27/11 - Festival Pedagógico de Capoeira
- 27/11 - 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 Anos da Constituição da República Federativa do Brasil
- 23/11 - Solenidade de Colação de Grau de Medicina
- 22/11 - Seminário Ensino Superior na América Latina e África: alguns desafios
- 22/11 - Banca final do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
- 22/11 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 22/11 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 21/11 a 23/11 - Seminário Desastres 2008+10
- 21/11 - 1º Workshop de Ética em Pesquisas em Seres Humanos
- 21/11 - Seminário PPGECIM: Resolução de Problemas: estabelecer conexões para desenvolver o pensamento e aprender Matemática
- 21/11 - CineSesc Apresenta – Mostra Ingmar Bergmann - “O sétimo selo
- 20/11 a 15/12 - Exposição “Traços – aqueles que nutrem deixam rastros” – Desenhos de Alexandre Venera
- 20/11 - 6ª Feira de Inovação do Centro de Ciências Tecnológicas
- 14/11 - Seminário PPGQ: Validação de Métodos Analíticos
- 14/11 - CineSesc Apresenta - Mostra Ingmar Bergmann – “Persona”
- 13/11 - Banca de dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
- 12/11 a 14/11 - Semana Global do Empreendedorismo
- 12/11 - Seminário PPGECIM: Robótica Educativa, na construção do pensamento matemático
- 12/11 - Banca de tese de Doutorado em Desenvolvimento Regional
- 09/11 a 11/11 - III Encontro Sul Brasileiro de Primatologia na FURB
- 09/11 - Oficina de Assemblage com Marlene da Silveira - Imamaiah
- 07/11 a 23/11 - Exposição “Verter: Inclusão Social através da Fotografia”
- 07/11 a 08/11 - Feira de Economia Solidária
- 07/11 - CineSesc Apresenta – “O signo das tetas”
- 05/11 - Mostra de Cinema Clássicos SCI-FI - "Eles vivem ( They live) "