Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


09/10/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno

Título: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno
Mestranda: Juliana Meneghelli
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Janaína Poffo Possamai
 
Resumo
A dissertação “Resolução de Problemas e o software GeoGebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno”foi desenvolvida no grupo de pesquisa em “Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática”, pertencente à linha de pesquisa “Formação e práticas docentes em contextos de ensino de Ciências Naturais e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nessa pesquisa, buscou-se avaliar as implicações do uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas orientado pelo uso do software GeoGebra para a aprendizagem das funções seno e cosseno. Para tanto inicialmente construiu-se referentes teóricos que nortearam a elaboração e aplicação de atividades didáticas. Essas constituíram um ciclo relacionando os diferentes olhares sobre as funções, permitindo transitar entre os diferentes contextos de representação – tabular, gráfica, linguagem materna e algébrica – de acordo com a necessidade do problema. A aplicação ocorreu em uma turma de Ensino Médio no qual a pesquisadora atuou conjuntamente com o professor regente na mediação das situações de aprendizagem. A análise ocorreu com base em critérios estabelecidos que foram norteados nos referentes e os instrumentos de coleta de dados foram registros de um diário de campo, caderno do estudante, gravações e um questionário de avaliação. Os resultados indicam que construção da autonomia e do trabalho colaborativo numa perspectiva de se fazer Matemática com compreensão, no qual o estudante é protagonista na construção do seu conhecimento, é um processo lento e gradual. O envolvimento de todos os estudantes é um ponto relevante dessa metodologia, quando participam ativamente da realização e discussão das atividades. O uso de recursos tecnológicos também é destacado na medida que possibilita validar e construir hipóteses, ampliando as possibilidades de investigação. As dificuldades registradas, além de serem particulares de uma cultura já instituída no grupo de estudantes, podem ser superadas com a continuidade de uma prática que os façam refletir e agir criticamente na tomada de decisões, gerando uma cultura social de aprendizes que amplia e dá sentido para as ideias matemáticas dos mesmos.
 
Palavras-chave: Matemática. Resolução de Problemas. GeoGebra. Funções Trigonométricas.

Data: 09/10
Horário: 10h
Local: Câmpus 1 - Sala I-504 - NEEM - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outubro/2018 (alterar)



Painel